RIO DE JANEIRO - Flamengo, Fluminense e Atlas brigam nesta semana pelo primeiro lugar geral na primeira fase da Libertadores, que dá vantagem de jogar em casa a segunda partida nos mata-matas até a decisão. Mas o posto de melhor time da fase da classificação carrega uma "maldição". Nas últimas 20 edições da competição, apenas um time com a melhor campanha chegou à final: o River Plate, campeão em 1996.
Dos outros 19 times com melhor campanha, seis pararam nas oitavas-de-final, sete nas quartas e seis na semifinal. (veja a tabela abaixo).
Brasileiros já sofreram com 'maldição'
Os times brasileiros sofreram com a "maldição" cinco vezes. No ano passado, o Santos teve 100% de aproveitamento na primeira fase, com seis vitórias. Na semifinal, caiu para o Grêmio, após derrota por 2 a 0 no Olímpico e vitória por 3 a 1 na Vila Belmiro.
Em 2004, o time da Vila Belmiro, ainda com Robinho e Diego, também não resistiu. Após fazer 16 pontos na primeira fase, encontrou o surpreendente Once Caldas nas quartas-de-final. Empatou por 0 a 0 a primeira partida, na Vila Belmiro (na época o regulamento previa sorteio para a ordem dos jogos) e perdeu em Manizales por 1 a 0.
Em 2003, foi a vez de o Corinthians sofrer. Após campanha brilhante na primeira fase, com direito a goleadas sobre o Fenix (6 a 1) e The Strongest (4 a 1), o Timão cruzou com o River Plate nas oitavas. Com ótimas atuações de D'Alesandro, duas vitórias argentinas por 2 a 1, a segunda no Morumbi lotado.
Em 2001, foi a vez do Vasco. Com 100% de aproveitamento na primeira fase, o time cruzmaltino caiu contra o Boca Juniors nas quartas, com derrotas por 1 a 0 e 3 a 0.
E em 1999, o Corinthians, que havia sido o melhor da fase de classificação, caiu nas quartas-de-final para o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.