CODÓ - Todas as 18 equipes que se inscreveram na Copa Sub-18 de Codó estão treinando arduamente desde que a idéia foi lançada pela Secretaria de Desporto, Lazer e Turismo do município. A equipe de Adevan Nunes, 16 anos, por exemplo, o Sampaio da Trizidela, treina há um mês, todos os dias da semana.”Há um mês fazemos isso com muita dedicação para nós entrarmos nesse campeonato e sermos campeões”, disse Adevan.
Busca de talentos
A competição vai reunir equipes formadas em escolinhas famosas na cidade como a do professor Arizinho, equipes de futebol de bairro e de colégios de grandes talentos juvenis como o Olympus que tem tradição nos jogos escolares em modalidades como o Futsal. O treinador e educador físico da escola, Fredson Ricardo, diz que vai experimentar agora o talento dos adolescentes no gramado e está confiante.”O Olympus tem tradição no Futsal, É campeão maranhense feminino 2004. Agora viemos dos JEM’s onde fomos medalha de bronze no futsal infantil feminino. Dessa vez nossa expectativa primeiro é a de participação, depois tentar crescer na competição para quem sabe, de repente, aparecer entre os finalistas”, afirmou o educador.
Inspiração
A copa sub 18 tem ligeira inspiração na que foi realizada recentemente pelo Sistema Mirante, quando dois jovens talentos (Jonathan e Diego Delgado) se destacaram e foram contratados para jogar futebol em Brasília.
Por aqui, os sonhos também já andam a toda velocidade. Rodrigo Menezes, de 14 anos, só pensa em ter a mesma sorte que os colegas contratados para o Luziânia.”A expectativa é de ser um jogador, de ser visto por um time de fora. Eu confio no meu trabalho e potencial, to treinando pra isso e, se Deus Quiser, vai acontecer isso comigo”, frisou Rodrigo.
Resgate da esperança
Codó que não realiza um campeonato da primeira divisão há quase duas décadas, com exceção de algumas fracassadas tentativas, vive hoje uma boa expectativa. O secretário de desporto, Antonio Rodrigues, o Danda, quer colher bons resultados.”Essa idéia de fazer o sub-18 é de suma importância em todos os sentidos. Também nós estamos fazendo um trabalho social, são mais de 360 atletas jovens que estão praticando esporte e, desde que eles estejam praticando esporte, eles estão sem dúvida nenhuma se desligando de outras coisas mundanas e perigosas nessa faixa etária da vida”, frisou o secretário.
A bola rola pelo campeonato sub 18 já neste sábado, 20, à tarde no estádio René Bayma. Sampaio da Trizidela e René Bayma, do jovem treinador Kennedy Palhano, abrem a competição.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.