RIO DE JANEIRO - O confronto entre Flamengo e Cruzeiro nesta quarta-feira, à s 20h30m, no Maracanã, tem ingredientes de sobra para rubro-negros e cruzeirenses irem ao estádio ou assistirem pela TV à partida no Rio de Janeiro. Do lado carioca, o técnico Joel Santana armou a sua equipe com três volantes, disposto a parar o ataque rival. Para os mineiros, uma vitória significa permanecer na cola do São Paulo na briga pelo tÃtulo do Campeonato Brasileiro.
O Flamengo ocupa a 16ª colocação, com 29 pontos. O Cruzeiro está em segundo lugar, com 45. O confronto também vai marcar o duelo do melhor ataque do Campeonato Brasileiro, o da Raposa, com 58 gols, com uma das piores defesas do torneio, a do Rubro-Negro, com 37 sofridos. Acompanhe a partida em Tempo Real com vÃdeos exclusivos pelo GLOBOESPORTE.COM e ao vivo pelo Premiere.
Joel arma o seu ferrolho
Do lado rubro-negro, o técnico Joel Santana trabalhou nos últimos dois dias com a intenção de montar um ferrolho no meio-campo e parar o time do Cruzeiro. Sem Roger, barrado para recuperar a forma fÃsica (assista ao vÃdeo ao lado), e Ibson, que levou uma pancada no tornozelo direito na derrota por 3 a 0 para o Internacional, no último sábado, o treinador optou por escalar três volantes (Rômulo, JaÃlton e Cristian).
Joel ainda tentou despistar após o treino de terça-feira, colocando Obina na vaga de Rômulo. Porém, deu a entender que vai utilizar uma escalação semelhante à do clássico contra o Botafogo, quando colocou Rômulo, Cristian, Ibson e Toró no setor. Naquela partida, o Rubro-Negro teve a chance de golear no primeiro tempo, mas perdeu inúmeras chances de gol.
- Temos que lutar contra as nossas próprias dificuldades. Temos que somar pontos para o Flamengo sair dessa situação. Só aqui no Rio de Janeiro se faz uma tempestade em um copo d'água porque um treinador escala três volantes. O Internacional e o Cruzeiro jogam assim e ninguém fala nada - diz Joel Santana.
Na arquibancada, a torcida rubro-negra será reforçada por Maxi Biancucchi, machucado, e Hugo Colace, sem condição de jogo. Os argentinos prometem incentivar os companheiros na luta por uma vitória.
- Essa torcida é maravilhosa. Já vi duas partidas e fiquei empolgado - admite Colace.
Roni, ex-Fla, é o homem-gol da Raposa
Na luta para tentar diminuir a vantagem do lÃder São Paulo, que é de nove pontos, o vice-lÃder Cruzeiro precisa melhorar o aproveitamento dos últimos dois jogos fora de casa. No dia 29 de agosto, ficou no empate por 2 a 2 com o Paraná, na Vila Capanema, e na última quarta, perdeu por 1 a 0 para o Juventude, no Alfredo Jaconi. Na única partida que fez no Maracanã este ano, no dia 12 de maio, na primeira rodada do Brasileirão, a Raposa empatou por 2 a 2 com o Fluminense.
O técnico Dorival Júnior não fez mistério quanto à escalação para enfrentar o Flamengo e confirmou a volta do lateral-direito Jonathan, do zagueiro Emerson e do meia Wagner ao time celeste. Saem Mariano, Leo Fortunato e LuÃs Alberto, respectivamente. Além dos três, Roni assume a vaga de Marcelo Moreno, convocado para defender a seleção da BolÃvia.
Com o retorno de Roni, Alecsandro volta a ficar mais fixo na área, atuando como uma espécie de centroavante.
- O Roni é mais veloz e gosta de sair um pouco mais da área, não tem as caracterÃsticas de centroavante do Marcelo. Agora, eu devo ficar mais próximo da área, deixando o Roni sair um pouco mais - diz o artilheiro da Raposa ao site oficial.
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.