SÃO LUÍS - Felicidade. Só esta palavra pode definir o atual estado de espírito da armadora maranhense Sílvia Helena Araújo Pinheiro, de 24 anos.
Depois dos primeiros cinco meses no handebol espanhol e do sétimo lugar com a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial, Sílvia recarregou as energias em São Luís e voltou esta madrugada para a Espanha, onde joga atualmente, pronta para alçar vôos mais altos em sua carreira na Europa e na Seleção.
A jogadora aproveitou, até ontem, a semana de folga a que teve direito por causa das festas de fim de ano e veio à capital maranhense abraçar familiares e amigos.
“Meu tempo é curto, minhas férias serão só em junho. Então aproveitei esta folguinha para vir curtir uma praia e espairecer”, contou.
O descanso foi merecido depois de um ano bastante movimentado. A atleta deixou o São Paulo/Guaru para ir jogar em Portugal, onde passou cinco meses no time do Gil Eanes. Lá, segundo ela, não aprendeu muita coisa.
“Do handebol português para o brasileiro não há diferença. Fui para Portugal por acreditar que na Europa eu progrediria, o que estou conseguindo agora”, disse.
Depois de cumprir cinco meses de contrato, a maranhense foi transferida para o time do Leon, na Espanha, e logo sentiu a diferença no ritmo de treinamentos e no estilo de jogo.
“Na Espanha, estou aprendendo muito. É como se eu estivesse reaprendendo a jogar. Por exemplo: aqui no Brasil a equipe toda joga no ataque; lá as jogadas de ataque são de dois contra dois. Estou muito feliz”, descreveu.
Marco
Às vésperas de completar 25 anos, dia 11 deste mês, Sílvia lembrou, com muita alegria, do Mundial de Handebol feminino, em que defendeu a Seleção Brasileira recentemente. Para ela, o sétimo lugar obtido pelo Brasil em São Petesburgo (Rússia) foi um marco na história do esporte no Brasil.
“Sempre ficávamos em 20º, 21º. Ganhamos seis partidas e perdemos três; da França (atual campeã européia) vencemos por uma diferença de 11 gols”, descreveu ela, que elogiou o trabalho do técnico da Seleção, o espanhol Juan Oliver.
Este ano, a armadora estará concentrada na Liga Espanhola de Handebol, em que tentará, com suas companheiras, levar o Leon ao topo da tabela – a equipe está na quarta colocação.
Além disso, o time pretende ganhar a Copa de La Reina (Copa da Rainha), em maio. Pela Seleção, Sílvia estará em ação no mês de junho, quando jogará o Pan-Americano de Handebol, em local indefinido. Antes, treinará para a competição com o restante da Seleção em Aracaju.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.