SÃO LUÍS - Os direitos e deveres constitucionais da criança e do adolescente em relação à saúde, educação, esporte e lazer. Este será o tema da série de palestras que a Secretaria de Estado do Esporte em parceria com a Associação de Garantia ao Atleta Profissional - AGAP irá realizar durante todo o mês de novembro, para alunos e pais de alunos integrantes do Projeto Escolinha de Futebol desenvolvido pela SESP em São Luís e no município de Rosário.
A primeira palestra desta série de debates aconteceu na manhã desta quinta-feira, na sede do Cabão, no Aterro do Bacanga e contou com a presença dos técnicos da Secretaria de Esporte e dos diretores da AGAP. A segunda reunião com os alunos e pais de alunos da escolinha do Barreto já está agendada para o dia 08, na Associação do Boi de Barreto, às 09 da manhã e às 16 horas.
Por sua vez, no dia 10, será a vez dos alunos da escolinha da Vila Sarney, receberem as equipes técnicas dos dois órgãos, as 9 e às 16 horas, para mais uma rodada de discussões e troca de informações acerca do tema. Da mesma - para não comprometer a atividade escolar das crianças e adolescentes que participam do projeto - os encontros na Escolinha de Futebol do Cohatrac, no dia 17 serão realizados pela manhã e a tarde, na Associação de Moradores daquele bairro.
As três últimas reuniões serão no dia 22, na cidade de Rosário e nos dias 24 e 28, no Centro de Ensino Médio da Cidade Operária I. Com isto a SESP
encerrará essa etapa do projeto, concluindo as atividades de 2005.
Papel Social
Segundo Karla Monteles, chefa do Departamento de Estudos e Pesquisas da SESP, o projeto Escolinhas de Futebol tem um papel importante na sociedade, pois, atua em áreas sócio-econômicas mais carentes junto a crianças e adolescentes entre 12 e 16 anos. A prática esportiva, a disciplina imposta pelo esporte e o exercício da cidadania são os princípios básicos deste projeto, que compreende um outro aspecto social importante: A valorização dos ex-atletas e ex-jogadores de futebol que voltam aos campos como orientadores dos alunos das escolinhas.
Ela também informou que as reuniões serão conduzidas por profissionais da área jurídica e por professores de educação física integrantes do corpo funcional da Secretaria de Esportes.
- Nós queremos a partir dessas atividades restabelecer a auto-estima das crianças e adolescentes que praticam futebol nas escolinhas da SESP e que precisam de informações sobre os seus direitos e deveres. Acreditamos que essas palestras contribuirão fundamentalmente para a formação, o crescimento e o desenvolvimento psicológico de cada uma delas - informou Karla.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.