RIO - O futuro do vôlei de praia brasileiro parece estar em boas mãos. Nesta quarta-feira, a dupla formada por Juliana Felisberta da Silva, de 21 anos, e Larissa França, 22, garantiu o vice-campeonato do Circuito Mundial. Elas começaram o ano em 42º no ranking, e fecharão a temporada atrás apenas das veteranas Adriana Behar e Shelda, prata nos Jogos Olímpicos de Sydney e Atenas e hexacampeãs, por antecipação, do circuito.
O bom resultado não é isolado. No último domingo, Pedro Solberg, filho da ex-jogadora Isabel, e Moisés ficaram em terceiro lugar no Campeonato Mundial sub-21, realizado nas areias de Porto Santo, em Portugal. Na véspera, Carolina Solberg, irmã de Pedro, e Taiana levaram o título na mesma competição. Foi a terceira vez que o Brasil ocupou o lugar mais alto do pódio, no feminino, em quatro campeonatos mundiais. Na primeira edição, em 2001, Maria Clara Solberg, também filha da ex-jogadora Isabel, e Shaylyn levaram a melhor. No ano seguinte, foi a vez de Taiana e Juliana. Em 2003, o título ficou com a Alemanha, mas Maria Clara e Carolina também marcaram presença no pódio, ficando com a terceira posição. No masculino, Pedro foi o vencedor em 2003, ao lado de Ian.
Os êxitos que os jovens atletas começam a colher são fruto de muito trabalho. Se o vôlei de praia dá medalhas para o Brasil desde que foi reconhecido como esporte olímpico, em 1996, nos Jogos de Atlanta, falta apoio aos jogadores ainda não consagrados.
- Hoje ninguém quer apoiar ninguém - afirma Juliana, que refez a dupla com Larissa este ano.
Para Juliana, a conquista do vice-campeonato no Circuito Mundial será de extrema importância para a renovação do contrato com os patrocinadores. Mas a jogadora não está acomodada com o segundo lugar no ranking mundial. O objetivo da parceria é ir ainda mais longe, chegando à final da última etapa da competição, que está sendo realizada na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, além de ficar entre as três primeiras duplas no Circuito Brasileiro.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.