Náutico vence o Santa Cruz e é campeão pernambucano

Atualizada em 27/03/2022 às 15h05

RECIFE - O Santa Cruz, melhor campanha na soma dos dois turnos do Campeonato Pernambucano, viu neste domingo o Náutico reverter a vantagem do primeiro jogo da final e se sagrar campeão pela 21ª vez.

O segundo jogo da decisão, disputado no estádio Arruda, terminou com a vitória por 3 a 0 da equipe bicolor - o primeiro jogo tinha sido 1 a 0 para a equipe tricolor - e deixou o Santa Cruz na fila, já que o clube não ganha um título estadual desde 1995 e amarga o sétimo vice seguido.

O Náutico começou fulminante na partida. No primeiro minuto de jogo, Marco Antônio bateu falta e o zagueiro Batata cabeceou para o fundo do gol. 1 a 0 que ainda dava o título para o Santa Cruz.

Assustado com o gol, o rival mostrou nervosismo, deu espaços para o ataque rival e tomou o segundo gol. Aos 3min, novamente Marco Antonio ganhou jogada de Curê, cruzou rasteiro, e Jorge Henrique fez o segundo.

O resultado, que dava o título ao Náutico, acordou o Santa Cruz, que começou a sair para o ataque. Aos 21min, Iranildo bateu falta, a bola desviou em Curê, que quase diminuiu o placar.

Com a vantagem, o Náutico não se arriscou tanto e explorava mais o contra-ataque. O Santa Cruz tinha, com isso, espaço no meio-campo para pressionar. Aos 39min, Iranildo bateu escanteio, o goleiro Nilson espalmou a bola. No rebote, Curê fez outro cruzamento e a zaga conseguiu afastar o perigo.

Na volta para o segundo tempo, o Náutico colocou a mão na taça ao fazer o terceiro. Aos 2min, Marco Antônio cruzou para área, e Kuki cabeceou para o fundo do gol.

O Santa Cruz, então, partiu para o desespero e sufocou o adversário. Iranildo, pelo meio, e Jamur, pela direita, tentavam armar as jogadas, mas não havia conclusão. Até que aos 19min, o time teve uma esperança. Carlos Alberto fez falta violenta no próprio Iranildo, levou o segundo amarelo e foi expulso de campo.

Mesmo assim, o Náutico não desanimou e até chegou perto do quarto gol. Aos 26min, Marco Antônio driblou Xavier e chutou para o gol; João Carlos fez a defesa. Dez minutos depois, Marquinhos tocou para Luciano, que chutou para gol e quase fez.

O Santa Cruz só pressionou quando Iranildo bateu falta aos 38min, e a bola explodiu na barreira. A partir daí, o Náutico começou a trocar passes e esperar o grito de campeão.

Santa Cruz 0 x 3 Náutico

Estádio do Arruda, em Recife (PE)

Árbitro: Patrício Souza

Gols: Batata, 2min/1ºT; Jorge Henrique, 3min/1ºT; Kuki, 2min/2ºT

Cartões Amarelos: Rovésio, Willians, Curê, Iranildo (SAN); Batata, Marquinhos, Almir Sergipe, Kuki (NAU)

Cartão Vermelho: Carlos Alberto (NAU)

Santa Cruz João Carlos, Élder (25min/2ºT - Wilson Pantera), Valença, Roberto, Xavier; Faeco, Willians, Erivérton (Intervalo - Paulo Renato) , Iranildo; Aílton e Curê.

Técnico: Péricles Chamusca

Náutico Nilson, Carlos Alberto, Lima, Batata, Marquinhos; Chicão, Almir Sergipe (21min/2ºT - Paulinho), Luciano, Marco Antônio (34min/2ºT - Henrique) ; Kuki e Jorge Henrique (3min/2ºT - Vital).

Técnico: Zé Teodoro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.