Brasil enfrenta Nigéria hoje com Gil e Luís Fabiano

Reuters e GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h19

ABUJA, NIGÉRIA - Com o ataque titular formado pelos estreantes Gil e Luís Fabiano, o Brasil enfrenta a Nigéria nesta quarta-feira, às 14h45m (de Brasília), no Estádio Nacional, em Abuja. A partida servirá de preparação para a Copa das Confederações, na França, primeira competição que a seleção disputa após a conquista do Mundial de 2002.

A estréia no torneio é no dia 19, contra Camarões. Na primeira fase, Estados Unidos e Turquia também estão no caminho. França, Colômbia, Japão e Nova Zelândia formam o outro grupo da competição.

A Nigéria se prepara para a Copa das Nações Africanas. A equipe terá contra o Brasil alguns jogadores experientes, como o meia Okocha e o atacante Kanu, autor do gol que tirou a seleção da final olímpica em Atlanta, em 96.

Parreira tenta encerrar jejum na seleção

Parreira busca sua primeira vitória desde que voltou ao comando da seleção no começo deste ano. Desde então foram três jogos, com dois empates e uma derrota. A equipe ficou no 0 a 0 com a China na reestréia do treinador campeão mundial em 1994. Depois, derrota para Portugal por 2 a 1 e, para finalizar, nova igualdade sem gols, desta vez contra o México. Talvez por isso, o técnico optou por uma equipe com apenas dois atletas que nunca atuaram com a camisa da seleção principal: Gil e Luís Fabiano.

Os demais jogadores têm experiência na equipe, incluindo o goleiro Dida, o lateral-direito Belletti, o zagueiro Lúcio e os meias Kléberson, Ricardinho e Ronaldinho Gaúcho, todos presentes na campanha vitoriosa na Copa do Mundo do Japão e da Coréia do Sul. O zagueiro Juan, o lateral Kléber e o apoiador Emerson completam a escalação.

Como tem sido rotina, Parreira não teve tempo suficiente para preparar o time. A única atividade realizada durou apenas 45 minutos, na tarde desta terça-feira. O técnico priorizou a parte tática e se preocupou com a troca de passes. No amistoso, não contará com quatro convocados, todos envolvidos na decisão da Copa do Brasil nesta quarta à noite: o goleiro Júlio César, do Flamengo, e o lateral-direito Maurinho, o zagueiro Edu Dracena e o meia Alex, do Cruzeiro.

Seleção brasileira está invicta no continente africano

Na sua oitava viagem à Africa, o Brasil busca contra a Nigéria manter 100% de aproveitamento no continente. Será a 14ª vez da seleção na região desde o primeiro confronto, em 1960, quando venceu o Egito por 3 a 0, no Cairo.

O retrospecto brasileiro também inclui vitórias sobre Argélia, Camarões e Marrocos. A seleção pentacampeã marcou 37 gols e sofreu apenas seis. Somente a África do Sul chegou perto de derrotar o Brasil, após terminar o primeiro tempo vencendo por 2 a 0 em Johannesburgo em 1996. Mas o time comandado por Zagallo virou e fez 3 a 2.

Soma-se ao sucesso do Brasil uma vitória por 2 a 0 sobre a seleção de Portugal, com gols de Jairzinho e Rivelino, em um amistoso disputado em 1968 em Lourenço Marques, antiga colônia portuguesa na África.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.