SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Escolhido para receber jogos de Luminense e Moto Club na primeira fase do Campeonato Maranhense, o estádio Dário Santos tem se tornado uma verdadeira “pedra no sapato” para os clubes. Recém-reformado e reaberto após mais de 12 anos sem sediar partidas profissionais, o local, em São José de Ribamar, enfrenta problemas e que já provocaram mudanças na tabela da competição. Em nota, a prefeitura de Ribamar afirmou que até a próxima segunda-feira (19) o local deve estar com seus lado em dia para receber torcida.
VEJA MAIS
Luminense bate o Imperatriz e assume liderança isolada do Campeonato Maranhense
Entregue recentemente pela Prefeitura de São José de Ribamar, o estádio Dário Santos passou por vistoria técnica da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e foi considerado apto para receber jogos. No entanto, a liberação ocorreu sem autorização para a presença de torcida, devido à ausência de laudos obrigatórios de segurança.
Estádio Dário Santos não pode receber torcida
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o Luminense confirmou que sua estreia no Campeonato Maranhense seria realizada sem público no estádio Dário Santos. O clube informou que tentou alterar data e local da partida, mas não obteve autorização.
“O Luminense Atlético Clube esclarece que buscou outras opções de datas e locais para a realização da partida, visando garantir melhores condições e a presença de sua torcida. No entanto, não houve sucesso nas tentativas”, destacou o clube.
Gramado do estádio Dário Santos vira alvo de críticas
Além da questão da torcida, o gramado do estádio Dário Santos também passou a ser motivo de reclamações. Antes do duelo contra o Luminense, disputado na quarta-feira (14), o Imperatriz emitiu nota oficial criticando as condições do campo.
“O gramado apresenta condições inadequadas para a prática do futebol profissional, oferecendo riscos reais à integridade física dos atletas”, afirmou o clube da região tocantina.
A manifestação levantou preocupação sobre a segurança dos jogadores e reacendeu o debate sobre a utilização do estádio na competição.
Moto Club muda local de jogo do Campeonato Maranhense
Diante do cenário, o Moto Club decidiu mudar o local de seu próximo compromisso. O confronto contra o Luminense, inicialmente marcado para o domingo (18) no estádio Dário Santos, deve ser transferido para o estádio Nhozinho Santos.
Outros jogos também estão programados para o local, como Luminense x IAPE, no dia 21, e Moto Club x IAPE, pela quinta rodada do Estadual, o que aumenta a pressão por soluções imediatas.
Laudos obrigatórios para liberação com torcida
Para que o estádio Dário Santos possa receber jogos oficiais com público, são exigidos três laudos obrigatórios:
Polícia Militar: organização do evento, separação de torcidas e acessos;
Corpo de Bombeiros: saídas de emergência e segurança contra incêndio e pânico;
SINFRA: avaliação estrutural do estádio.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São José de Ribamar para comentar a situação do estádio Dário Santos, mas, até o fechamento desta matéria, não houve resposta.
Prefeitura de Ribamar fala sobre o estádio
Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria adjunta de Esporte e Lazer, afirmou que até a próxima segunda-feira (19) devem sem emitidos os laudos do estádio.
“A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria adjunta de Esporte e Lazer esclarece que está seguindo todos trâmites legais para o uso devido do Estádio Dário Santos. Contudo, a pasta segue aguardado alguns laudos técnicos dos órgãos competentes. A previsão é que até segunda-feira (19) todos os laudos estejam prontos, garantindo a liberação total do estádio”, diz trecho da nota.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.