Desafio Bee 2015

São José de Ribamar recebe primeira corrida trail run do Maranhão

O desafio trouxe provas de 12 km e de 6 km, nas categorias masculino e feminino.

Imirante Esporte, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
Foto: Divulgação.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - São José de Ribamar recebeu, neste sábado (26), o Desafio Bee 2015, primeira trail run no Maranhão. A corrida teve como cenário a praia de Guarapiranga, na região Metropolitana de São Luís. Mais de 120 atletas participaram da competição, que tem como principal característica a variação do relevo, podendo ser realizada, também, em montanhas, no sertão e até no deserto.

O desafio trouxe provas de 12 km e de 6 km, nas categorias masculino e feminino. Os atletas tiveram que percorrer trilhas que ligam Guarapiranga até a praia de Itabaiana, retornando à arena montada em Guarapiranga.

A programação do evento começou às 9h. Além da corrida, a organização se preocupou com ações sociais e ambientais, oferecendo assistência médica aos moradores da região.

Foto: Divulgação.

Largada

Exatamente às 15h21 foi dada a largada do grupo que percorreu os 12 km. No total, 60 atletas cortaram a faixa iniciando a corrida. Cinco minutos depois, foi a vez da turma dos 6 km, 67 atletas, partir a faixa e disparar em meio ao terreno de pedras e lama.

Em pouco mais de 25 minutos, o primeiro colocado dos 6 km, na categoria masculina, cruzou a linha de chegada: Joel Farias conquistou o ouro. Nos 12 km, a melhor colocação ficou com Werison Rodrigues (49 minutos).

Atletas aprovam primeira corrida trail run

A paixão pelo esporte e o amor de um pelo outro foram os combustíveis que levaram Tâmita Rodrigues, de 28 anos, e José Rodrigo Oliveira, de 26, ao Desafio Bee 2015, primeira corrida trail do Maranhão.

O casal de namorados, que já corre com um grupo, contou que só foi buscar experiência. “Na verdade, já corro no asfalto. Essa é a primeira vez na trilha. A expectativa é conseguir terminar a prova bem”, admitiu a relações pública. “Eu já corri trilha, mas só em treino”, adiantou o estudante de Direito.

A corrida, realizada pela Bee Sports, teve provas de 12 Km e 6 Km e contou com uma ampla estrutura montada à beira da praia de Guarapiranga. Os mais de 120 atletas tiveram à disposição profissionais como massoterapeutas, fisioterapeutas, farmacêuticos e enfermeiros. Além disso, houve distribuição de frutas e muita água.

O representante da Seleta Hortifrúti, Cássio Favali, falou sobre a importância de se preparar para encarar a trilha. “É uma prova pioneira que casa com nosso serviço que, também, é pioneiro no Maranhão: entregar fruta. A galera tem que se alimentar com produtos naturais e frescos”, afirmou.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (Idac), Antônio Aragão, ressaltou que o evento é importante para a saúde e para vida. “Pessoas mais jovens e mais velhas vêm e correm. Nós temos que contribuir para isso acontecer mais em São Luís”, destacou.

Reis e rainhas da trilha

O espírito de fraternidade e cooperação prevaleceu durante todo o Desafio Bee 2015. E os atletas, mesmo aqueles que foram buscar, apenas, diversão, sabem do quanto é necessário se alongar antes da prova. “Evita lesões para que a gente possa fazer realmente todo o percurso sem nenhum problema e garantir que o pós-corrida seja benéfico”, contou a advogada Luana Lago, de 30 anos, que não teve, ainda, a oportunidade de subir ao pódio.

Ao contrário do campeão dos 12 Km e rei da trilha, Werison Rodrigues, de 32 anos. O resultado veio com muito esforço. “Não tem dia para treinar”, apontou. Na categoria feminino, quem levou o título de rainha nos 12 Km foi uma piauiense. A funcionária pública Adriana Baptista, de 45 anos, quebrou seu recorde aqui no Maranhão. “No Piauí está crescendo essa corrida de trilha. Quando apareceu aqui, eu disse ‘vamos conhecer’. Valeu à pena. A estrutura está muito boa”, declarou.

Na prova de 6 Km, Joel Farias, de 25 anos, fez o melhor tempo e falou qual foi o grande prêmio. “A única recompensa é a paisagem. Na rua a gente só vê carro e poluição. Aqui se admira a paisagem, indicou. Apesar de nunca ter realizado uma corrida trail, Maria Virlene Silva Alencar, de 23 anos, saiu com medalha de ouro em sua categoria. “É a minha primeira vez, então não esperava. Só corro em pista”, disse.

Ao fim, a aprovação, mesmo sem ter subido ao pódio, de quem saiu de outro Estado. É o caso do empresário João Paulo, de 37 anos. “Corrida bem organizada, evento formidável, visual fantástico. Só tenho que agradecer por participar. Trilha muito boa, percurso difícil, tanto na ida quanto na volta, e sinalização boa”, parabenizou o paulista.

Veja a classificação:

Continua após a publicidade..

12 Km – Masculino

1ª Werison Rodrigues - 49min25

2º Netto e Cia – 52min19

3º Orfileno Nóbrega – 54min33

12 Km – Feminino

1º Adriana Baptista – 1h08min48

2º Maria do Carmo Amorim – 1h13min57

3º Jamile Mota Amorim – 1h14min20

6 Km – Masculino

1º Joel Farias – 25min53

2º Steferson Lima – 26min21

3º Jorge Alex de Castro – 26min39

6 Km – Feminino

1º Maria Virlene Alencar – 27min01

2º Adelice de Castro Lima – 29min29

3º Diana Sousa Macedo – 29min41

Saiba quem disputa as eleições em São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.