Vitória

Com virada no segundo tempo, Brasil se classifica no Mundial de Handebol

Bruna de Paula e Mariane Fernandes comandam reação da equipe em Stuttgart.

Imirante Esporte

Time dirigido por Cristiano Silva conquista segunda vitória e garante vaga na etapa seguinte. (Foto: divulgação)

ALEMANHA – A seleção brasileira feminina de handebol garantiu vaga na segunda fase do Campeonato Mundial, disputado na Alemanha e na Holanda. Neste sábado (29), o Brasil venceu a República Tcheca por 28 a 22, na Porsche-Arena, em Stuttgart, e chegou aos quatro pontos na liderança do Grupo D.

Na estreia, a equipe comandada por Cristiano Silva havia superado Cuba por 41 a 20. As tchecas, que já haviam sido derrotadas pela Suécia, seguem sem pontuar. O próximo desafio brasileiro será justamente contra as suecas, apontadas como favoritas ao título, na segunda-feira (1º), às 16h30 (horário de Brasília), novamente na Porsche-Arena.

Caminho no Mundial e critérios de classificação

O torneio reúne 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro equipes. As três primeiras colocadas de cada chave avançam para a segunda fase, quando são redistribuídas em quatro novos grupos. Os times levam consigo apenas os pontos conquistados contra adversários que também se classificarem. Dessa forma, caso Cuba não avance, a vitória brasileira por 41 a 20 não será contabilizada na etapa seguinte.

Jogo equilibrado e virada brasileira no segundo tempo

O Brasil encontrou mais dificuldades diante da República Tcheca do que na rodada inicial. As adversárias marcaram com intensidade e foram eficientes nos arremessos de longa distância, alcançando 62% de aproveitamento, contra menos de 30% da seleção brasileira. Apesar dos cinco gols de Bruna de Paula, a equipe foi para o intervalo em desvantagem: 15 a 12.

Na segunda etapa, as brasileiras demoraram quase cinco minutos para superar novamente a defesa adversária, mas reagiram com força. Lideradas por Bruna, eleita a melhor em quadra, e por Mariane Fernandes, ambas com sete gols, a seleção empatou o duelo com quatro gols em pouco mais de três minutos. A virada veio a 12 minutos do fim, quando o placar marcou 21 a 20, vantagem que o Brasil sustentou até o encerramento da partida.

Próximos passos do processo

A seleção brasileira volta à quadra na segunda-feira (1º) para enfrentar a Suécia, em confronto direto pela liderança do Grupo D e pela construção da pontuação que será carregada à próxima fase do Mundial. A equipe busca consolidar a boa campanha e avançar entre as favoritas da competição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.