Feito histórico!

Cabo Verde faz história e se classifica pela primeira vez para a Copa do Mundo 2026

Vitória por 3 a 0 sobre Essuatíni garante vaga inédita e marca feito histórico para o país.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Atualizada em 13/10/2025 às 16h01
Cabo Verde classificado para a Copa do Mundo 2026 (Divulgação/fifa)

ÁFRICA - A Seleção de Cabo Verde conquistou um feito inédito nesta segunda-feira (13): a classificação para a sua primeira Copa do Mundo. O time africano venceu Essuatíni por 3 a 0, garantindo a vaga para o Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá. Os gols foram marcados por Livramento, Semedo e Stopira, em uma partida histórica para o futebol cabo-verdiano.

Feito inédito e simbólico

A classificação de Cabo Verde representa não apenas um marco esportivo, mas também um feito histórico para o país. Com 525 mil habitantes, o arquipélago se torna o segundo menor país em população a disputar uma Copa do Mundo, ficando atrás apenas da Islândia, que jogou o Mundial da Rússia em 2018, com cerca de 300 mil habitantes.

Cabo Verde entre os classificados africanos

Com a vitória, Cabo Verde se tornou a 22ª seleção classificada para a Copa do Mundo de 2026. Outras seleções africanas já garantidas são: Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia.

A rodada final das Eliminatórias Africanas continua nesta segunda (13) e terça-feira (14), quando serão definidos os últimos classificados. Os quatro melhores segundos colocados entre os nove grupos disputarão a Repescagem Continental, que determinará quem representará o continente na Repescagem Mundial da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Confira as seleções classificadas para Copa do Mundo de 2026:

  • Concacaf (seis vagas): Canadá, Estados e México (países-sede).
  • Confederação Africana de Futebol - CAF (nove vagas): Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
  • Confederação Asiática de Futebol - AFC (oito vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.
  • Conmebol (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.
  • Oceania - OFC (uma vaga): Nova Zelândia.
  • Uefa (16 vagas): nenhuma definida ainda.

 


 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.