Novos desafios

Maranhense Ruan Miranda fala antes de estreia na Seleção Brasileira de basquete

Pivô que atua na divisão de acesso da NBA vai defender o Brasil nas eliminatórias da AmeriCup 2025.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 23/02/2024 às 13h39
Ruan Miranda em ação pela equipe do Capitanes de Ciudad de México (Arquivo pessoal)

SÃO PAULO - A Seleção Brasileira masculina inicia nesta sexta, 23, a sua jornada em busca de uma vaga na AmeriCup 2025. No Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo, o Brasil encara o Paraguai, a partir das 19h. E o pivô maranhense Ruan Miranda, que faz parte do selecionado brasileiro, falou sobre esse momento que vive na carreira. Atualmente, Ruan defende o Capitanes de Ciudad de México na Liga de Desenvolvimento da NBA (NBA G League), a divisão de acesso da NBA. 

Constantemente convocado para a Seleção Brasileira de basquete 3 x 3, Ruan Miranda, de 22 anos, que é sobrinho da multicampeã Iziane Castro, falou sobre sua primeira convocação para o time principal do Brasil. 

“Eu fui pela primeira vez convocado para a Seleção adulta de basquete. Estou muito feliz com isso. Foram muitos anos de trabalho, dedicação para isso acontecer. Vamos jogar esse eliminatório do America Cup contra o Paraguai. Hoje, dia 23, eu conto com toda a torcida de vocês”, comentou o pivô. 

Ruan Miranda falou ainda sobre sua adaptação no México. “Eu jogo pelo Capitães da cidade do México. A gente joga pela NBA G League, a segunda divisão da NBA. Eu me adaptei muito bem, apesar de eu não falar muito bem inglês, eu consigo me comunicar com o pessoal. Falo um pouquinho de espanhol e tenho um amigo que me ensinou muito na tradução. O começo foi meio difícil porque é outro tipo de jogo, é outra língua, é outro ambiente. Mas tudo correu bem, me adaptei bem, já estou entrosado com a equipe”. 

Brasil em busca de vaga na AmeriCup 2025

O Brasil está no grupo ao lado de Paraguai, Uruguai e Panamá nas Eliminatórias da AmeriCup 2025. Em novembro, meses após o Pré-Olímpico e Paris 2024, a equipe volta a jogar duas partidas no Brasil, ainda com local a definir, diante de Uruguai e Panamá. E fecha em fevereiro de 2025 a briga por um lugar na AmeriCup, marcada para a Nicarágua em setembro de 2025. Os três primeiros do grupo vão à AmeriCup. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.