Velocidade na água

Maranhenses seguem vivos na disputa do kitesurf dos Jogos Pan-Americanos de Santiago

Bruno Lobo lidera entre os homens na fórmula e Soccorro Reis ocupa a 4ª posição entre as mulheres.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 01/11/2023 às 10h59
Socorro Reis na disputa das regas do Pan de Santiago. (Reprodução / Instagram CBVela)

SANTIAGO - Os maranhense Bruno Lobo e Socorro Reis seguem firmes na disputa do kitesurf nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Os dois atletas competem na categoria Fórmula Kite e Bruno, campeão na última edição do Pan, em Lima, no Peru, lidera entre os homens, após a disputa de oito regatas. Já Socorro, também depois de oito regatas, ocupa a 4ª posição. Bruno Lobo já tem sua vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e Socorro Reis precisa ser a melhor sul-americana colocada nesta edição do Pan para garantir presença na Olímpiada. As disputas do kitsurf do Pan de Santiago continuam nesta terça-feira (31), a partir das 13h. 

Atual medalha de ouro na fórmula kite, que estreou na edição de Lima, no Peru, dos Jogos Pan-Americanos, Bruno Lobo venceu sete das oito regatas disputadas até agora em Santiago e segue firma na disputa novamente pela sua segunda medalha de ouro. Bruno Lobo soma 6 pontos contra 14 do norte-americano Markus Edegran e 16 do dominicano Deury Cornier.  Ao todo, nove atletas estão inscritos no Fórmula Kite em Santiago 2023. 

Em entrevista ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Bruno falou sobre a disputa no Chile. “Pra gente do Fórmula Kite deu condições boas, né? Estava ali em torno de 15 a 17 nós com bastante mar, bem mexido. E me senti bem, consegui ser consistente, fazer boas largadas e boas decisões. Foi um dia sólido. Mas ainda tem metade da fase de classificação pela frente”, disse Bruno Lobo, que já tem sua vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Paris por meio do campeonato mundial. 

Continua após a publicidade..

Já Socorro Reis, que precisa ser a melhor sul-americana colocado no Pan de Santiago para ir às Olimpíadas, ocupa a 4ª posição na fórmula kite feminina. A maranhense, após oito regatas, está há 8 pontos atrás da colombiana Maria Lizeth Rojas, que é a terceira colocada. 

Serão realizadas 16 regatas no Fórmula Kite até a decisão, os chamados mata-matas. Os medalhistas serão conhecidos na sexta-feira (3), a partir das 12h. O Pan está sendo realizado em Santiago, mas a disputa dos esportes de Vela acontecem na cidade de Valparaiso (117 km da capital chilena). 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.