Copa do Mundo

Argentina vence a Holanda nos pênaltis e garante vaga nas semifinais da Copa do Mundo

Argentinos cederam empate nos acréscimos do segundo tempo, mas conseguiram a classificação.

Gazetapress

A Argentina continua na briga pelo título da Copa do Mundo de 2022. (Reprodução / Twitter @Argentina)

DOHA (CATAR) - Lionel Messi voltou a brilhar nesta sexta-feira e comandou a vitória da Argentina sobre a Holanda, nos pênaltis, por 4 a 3, que garantiu vaga na semifinal da Copa do Mundo. Além de um gol, o craque também deu assistência para Nahuel Molina no Estádio Lusail, em partida válida pelas quartas de final do Mundial do Catar. Já Waout Weghorst fez duas vezes para os holandeses - a segunda aos 56 minutos da etapa complementar - e assegurou o empate de 2 a 2 no tempo normal.

Com o resultado positivo, a seleção argentina retorna aos gramados na terça-feira, às 16 horas (de Brasília), quando enfrenta a Croácia, que eliminou o Brasil, também nesta sexta, nos pênaltis.

Após ficar de fora da última Copa, a Holanda não consegue voltar à semifinal da competição, o que ocorreu pela última vez em 2014, quando foi eliminada pela própria Argentina, na edição realizada no Brasil. Os sul-americanos, por sua vez, foram vice-campeões naquele ano e, em 2018, caíram nas oitavas.

O jogo

Tanto Holanda quanto Argentina pouco criaram ofensivamente no primeiro tempo. A equipe comandada por Louis van Gaal tentou algumas finalizações, mas não acertou o alvo, assim como o time de Lionel Scaloni. Apesar disso, brilhou a genialidade de Messi, que, bem marcado, pouco havia feito no último terço.

Porém, aos 35 minutos, o craque recebeu a bola na direita, carregou-a em direção ao meio e tocou em profundidade. O passe saiu na medida, e Molina apareceu sozinho, entre dois defensores, para abrir o placar. O lateral dominou rapidamente de canhota, ajeitou na saída do goleiro e finalizou rasteiro, no canto esquerdo da meta.

Em vantagem, a Argentina conseguiu controlar o jogo na etapa complementar e viu a Holanda ainda pouco inspirada. Assim como no primeiro tempo, os europeus foram pouco objetivos e tiveram dificuldades para finalizar. O time sul-americano, além da superioridade, também conseguiu marcar o segundo gol.

Os argentinos ampliaram aos 28 minutos, após pênalti convertido por Messi. A penalidade foi assinalada depois de Marcos Acuña ter sido derrubado por Denzel Dumfries dentro da área. O camisa 10 bateu no canto esquerdo do goleiro - que ficou imóvel, no meio - e, com isso, fez o 2 a 0.

A Holanda ainda conseguiu diminuir a desvantagem aos 38 minutos e pressionou o adversário. Steven Berghuis efetuou, da direita, cruzamento na medida para Weghorst. O centroavante cabeceou perfeitamente, próximo à marca do pênalti, e viu a bola quicar na frente do goleiro. Emiliano Martínez não conseguiu defender e, com isso, sua equipe acabou vazada.

Continua após a publicidade..

Pouco antes dos acréscimos, Leandro Paredes deu dois carrinhos seguidos, fez falta em Nathan Aké e chutou a bola em direção ao banco de reserva da equipe comandada por van Gaal. Os holandeses logo invadiram o gramado e confrontaram os argentinos, gerando empurra-empurra.

Já aos 56 minutos, Teun Koopmeiners cobrou falta da entrada da área e surpreendeu a todos ao não chutar, mas sim tocar em direção a Weghorst, em jogada ensaiada. O atacante dominou, girou e finalizou fraco, de canhota, à esquerda de Martínez. A bola percorreu lentamente o gramado, cruzou a linha e mandou o jogo para a prorrogação.

Prorrogação

As duas metades da prorrogação contaram com algumas chances claras de gol - todas da Argentina. A principal delas saiu aos oito minutos da segunda etapa, após chute de Lautaro Martínez que acertou Virgil van Dijk. Logo em seguida, Enzo Fernández bateu de fora da área e contou com desvio de Weghorst, culminando em escanteio. Lautaro ainda finalizou na reta final, para boa defesa de Andries Noppert. Já nos acréscimos, Enzo Fernández disparou de longe e acertou a trave esquerda.

Desta forma, o placar seguiu inalterado, indicando a igualdade por 2 a 2. Com isso, as equipes decidiram a partida em disputa de penalidades máximas.

Pênaltis

Holanda

  • Van Dijk (goleiro defendeu)
  • Berghuis (goleiro defendeu)
  • Koopmeiners (gol)
  • Weghorst (gol)
  • Luuk de Jong (gol)

 

Argentina

  • Messi (gol)
  • Paredes (gol)
  • Montiel (gol)
  • Fernández (fora)
  • Lautaro Martínez (gol)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.