Por determinação

Maranhense vinculado à clube na Ucrânia tem contrato suspenso

Volante Wanderson poderá assinar contrato com outro clube, aponta FIFA.

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h10
Volante Wanderson poderá assinar contrato com outro clube, aponta FIFA. (Divulgação Pessoal)

ZURIQUE (SUI) - O maranhense Wanderson Melo, que possui vinculo contratual desde fevereiro deste ano com o Chornomorets Odesa, da Ucrânia, e que conseguiu fugir do país em empreitada acompanhada pelo Imirante Esporte, que descobriu o jogador no território ucraniano, teve o contrato suspenso com o clube.

O procedimento obedece aos Regulamentos sobre o Status e Transferência de Jogadores (RSTP), emitidos pela FIFA e chancelados em comunicado na tarde desta segunda-feira (7), horário de Brasília.

Com isso, "todos os contratos de trabalho de jogadores e treinadores estrangeiros com clubes filiado à Associação Ucraniana de Futebol (UAF) será considerado automaticamente suspenso até o final da temporada na Ucrânia (30 de junho de 2022), sem a necessidade de qualquer ação das partes nesse sentido".

Ainda de acordo com a FIFA, o maranhense - com contrato suspenso - permanecerá com este status, em tese, até o dia 30 de junho deste ano. Logo, ele terá a liberdade de assinar um contrato com outro "clube sem enfrentar consequências de qualquer tipo".

Continua após a publicidade..

A medida da FIFA se dá após a escalada da invasão da Ucrânia pela Rússia, que - de acordo com a entidade regulamentadora do futebol mundial - "levou a uma crise humanitária contínua e angustiante". Segundo a entidade, os princípios são estabelecidos sob a forma de um anexo temporário ao RSTP intitulado “Regras temporárias relativas à situação excecional decorrente da guerra na Ucrânia” .

Já a situação do atacante maranhense Marlyson, também descoberto pelo Imirante Esporte e com vínculo empregatício com o Metalist da cidade de Kharkiv é diferente. O atleta foi cedido em setembro do ano passado pelo Figueirense (SC) para o clube ucraniano e, em tese, volta para o clube cujos direitos estão vinculados, neste caso, o time catarinense.

Marlyson conseguiu escapar do país após permanecer sob medo em sua residência na cidade de Kharkiv. Dias após o início dos conflitos, o jogador fugiu de carona em um veículo para a cidade de Lviv e, posteriormente, chegou ao território da Polônia. Ele já está no Maranhão desde a semana passada. Já Wanderson, por sua vez, saiu de Odessa - às margens do Mar Negro até o território da Moldávia, para em seguida retornar ao território maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.