Rio 2016

Suécia elimina os Estados Unidos do futebol feminino

Favorita ao título, a equipe norte-americana ficará fora de uma final olímpica pela primeira vez.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
A Suécia derrotou os Estados Unidos nos pênaltis e comemorou bastante no Mané Garrincha. (Divulgação / Fifa)

BRASÍLIA - A seleção norte-americana entrou em campo na tarde desta sexta-feira não considerando outra alternativa a não ser se classificar para as semifinais do futebol feminino do Rio 2016. Atuais medalhistas de ouro, as jogadoras dos EUA só não contavam com a forte resistência da Suécia no Mané Garrincha, que após empate no tempo regulamentar, por 1 a 1, e na prorrogação, acabou vencendo as favoritas nos pênaltis, por 4 a 3, para avançar à próxima fase.

Cientes da superioridade das adversárias, a Suécia procurou se manter firme na defesa antes de qualquer tentativa no setor ofensivo desde o começo da partida. Cautelosas na marcação, a seleção europeia conseguiu conter o ímpeto dos EUA, que tiveram dificuldades para encontrar espaços e criar boas chances de gol.

A tônica do primeiro tempo se repetiu na etapa complementar e a Suécia seguiu exigindo muita paciência das norte-americanas. As tentativas da equipe favorita não surtiram efeito e após muita insistência passaram a apelar para as jogadas de bola aérea. Aproveitando a situação, as suecas encaixaram bom contra-ataque e conseguiram realizar o propósito inicial, que era explorar os espaços deixados pelos EUA para balançar as redes com Blackstenius.

Continua após a publicidade..

Apesar de abrir o placar, a seleção sueca não durou muito tempo à frente do marcador. Mesmo contando com o apoio da torcida que compareceu ao Mané Garrincha, elas acabaram sofrendo o empate após a bola desviar em Samuelsson e sobrar para Morgan concluir de primeira, deixando tudo igual em Brasília.

Com o empate no tempo regulamentar, a partida acabou se encaminhando para a prorrogação, onde a igualdade se manteve. Assim, as equipes tiveram que decidir seus respectivos futuros na competição nas cobranças de pênalti. Desperdiçando duas batidas, os EUA ainda tentaram desestabilizar Dahlkvist, responsável pela última batida da Suécia. Hope Solo retardou a cobrança adversária alegando problemas com a luva, porém, mesmo assim acabou sofrendo o gol que garantiu a classificação para a Suécia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.