Rio 2016

Comitê Olímpico russo confirma delegação de 271 atletas no Rio

Após vários escândalos de doping, a Rússia terá uma delegação reduzida no Rio de Janeiro.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov está no Rio de Janeiro. (Divulgação)

RIO DE JANEIRO - Faltando um dia para o início oficial das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Russo (ROC) anunciou que 271 atletas do país foram liberados para participar dos Jogos.

Nesta quinta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) já havia liberado atletas russos na natação, no golfe e em diversas outras modalidades.

O atletismo russo foi banido de competições internacionais em 2015, após os inúmeros escândalos de doping da modalidade. Em julho, a Agência Mundial Antidoping (Wada) publicou um estudo, denominado Relatório McLaren, o qual revelou que o governo russo acobertava o uso de substâncias ilícitas em vários esportes, o que fez a entidade solicitar a exclusão do país das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade..

Contudo, o COI optou por não banir toda a delegação da Rússia dos Jogos, deixando as federações de cada modalidade encarregadas da liberação. O atletismo, por sua vez, seguiu suspenso, mas esportistas que não foram flagrados em exames de doping recorreram da decisão da entidade, que foi divulgada nesta quinta.

Com a decisão, a Rússia terá uma delegação reduzida comparada àquela que defendeu o país em Londres 2012. Se na capital inglesa uma das potências do esporte mundial teve 436 atletas, no Rio de Janeiro terá apenas 271 .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.