SÃO PAULO - Na manhã desta quinta-feira, a chama dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foi acesa na cidade de Olímpia, na Grécia. A cerimônia, com 29 sacerdotisas e 13 dançarinos, marcou o início do percurso da tocha olímpica. Katerina Lehou, atriz que representou a Alta Sacerdotisa, acendeu a tocha no antigo templo de Hera.
O primeiro atleta a portar a tocha foi o ginasta grego Lefheris Petrounias, que a passou ao brasileiro ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico (1992 e 2004) Giovane Gávio. A viagem do símbolo das Olimpíadas durará quatro meses, percorrendo toda a Grécia e 300 cidade brasileiras. No dia 5 de agosto, o fogo olímpico chega ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a cerimônia de abertura dos Jogos de 2016.
Continua após a publicidade..
“Hoje escrevemos a história. Estes Jogos Olímpicos serão uma mensagem de esperança nestes tempos difíceis e a chama levará esta mensagem a todos os cantos do Brasil do mundo inteiro”, afirmou Thokmas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).
No campo de refugiados de Eleonas, em Atenas, a tocha será carregada por um refugiado que perdeu a perna na guerra Síria.
Saiba Mais
- Jogos Olímpicos e Paralímpicos atraíram cerca de 1,4 milhão de turistas
- Em preparação para os Jogos, Seleção Brasileira olímpica encara a Nigéria
- No Pré-Olímpico das Américas, boxe do Brasil busca mais três vagas no Rio
- Forças Armadas se preparam para combater eventuais ataques químicos nos Jogos Olímpicos
- Torneio de basquete encerrará eventos-teste para Jogos Olímpicos de 2016
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte