ZURIQUE - O braço investigatório do Comitê de Ética da Fifa recomendou a suspensão de Joseph Blatter do comando da entidade máxima do futebol por 90 dias. Com isso, o suíço não teria mais controle das ações até poucos dias antes da eleição presidencial, que ocorrerá no dia 26 de fevereiro de 2016.
A informação ainda não confirmada pela Fifa foi divulgada pela SkyNews e o ato deverá ser concretizado ainda nesta semana. Um amigo próximo do suíço teria informado que Blatter será afastado enquanto responde acusações do Ministério Público da Suíça além de própria entidade sobre apropriação indébita e má administração.
O pagamento duvidoso de uma quantia que foi destinada ao atual presidente da Uefa, Michel Platini, também contribuiu para que as investigações se intensificassem sobre Blatter. O presidente da Fifa afirmou que a quantia se referia a serviços prestados pelo francês na época em que era assessor/consultor.
A decisão depende ainda de um juiz independente da Fifa, Hanz Eckert, e deve ser divulgada até o fim desta semana. O Comitê segue reunido e nesta quinta-feira deverá encaminhar a decisão final para Eckert.
Joseph Blatter enfrenta uma enorme pressão de alguns dos patrocinadores da Fifa para sua saída do comando da entidade. Mc Donald’s e Coca-Cola são os principais nomes da pressão exercida sobre o suíço. Um acordo com Jack Warner, ex-presidente da Concacaf, sobre os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2006 também colocam em dúvida a honestidade do mandatário.
Em entrevista à revista Bunter, Blatter reclamou das investigações, ressaltando que não há nenhuma prova de seu envolvimento nos escândalos de corrupção pelos quais a Fifa atravessa nesses útimos tempos. Ele ainda terminou sua participação dizendo que “no mal aparecerá a luz e o irá prevalecer”.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.