China cria nova tocha olímpica para subir Everest

Globo Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 14h09

PEQUIM – O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Bocog) está desenhando uma tocha especial para queimar a mais de 8 mil metros de altura, onde o oxigênio é escasso. O comitê fará uma simulação este ano para ver se é possível levar a tocha ao ponto mais alto do mundo, o Everest, cuja face norte se encontra na China.

Atletas especializados em escalada em montanhas altas iniciaram os treinos para fazer esta tarefa, afirmou em matéria ao jornal “China Daily”, o prefeito da capital chinesa e vice-presidente do Bocog, Liu Jingmin.

- A tocha será desenhada para poder arder a grandes altitudes, e o trabalho de design está em sua etapa final.

Continua após a publicidade..

Embora Liu não tenha especificado quando será realizado o teste, responsáveis do Bocog disseram anteriormente que seria em março de 2007. Em todo caso, será um momento no qual as condições climáticas não sejam adversas. A simulação será emitida ao vivo pela televisão chinesa. Segundo fontes do Bocog, a tocha será levada ao topo pela vertente sul, o Nepal, e depois descerá pela norte, no território do Tibet.

Para deixar o terreno livre aos participantes do teste, a China aumentará em 2007 e 2008 as taxas em conceito de permissão de escalada para a vertente norte, com que pretende diminuir o número de escaladores no Everest e impedir "engarrafamentos" na rota final ao pico de 8.844 metros.

- Acima dos 8 mil metros só há uma rota para subir e, se houver muitas pessoas, o perigo aumenta - afirmaram as fontes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.