SÃO PAULO - Em jogo equilibrado e emocionante na quinta-feira em Stuttgart, a Austrália conseguiu a vaga nas oitavas-de-final da Copa do Mundo ao empatar em 2 x 2 com a Croácia. O resultado deixa os australianos na segunda posição do Grupo F, atrás do Brasil, que goleou o Japão por 4 x 1 também na quinta.
O destaque negativo da partida foi a atuação do árbitro inglês Graham Poll —um dos cotados para apitar a final da Copa antes do início do torneio— que não deu dois pênaltis para a Austrália e validou o segundo gol dos australianos, marcado em posição de impedimento.
A Austrália encarará a Itália na fase mata-mata enquanto a seleção brasileira enfrentará Gana.
A Croácia precisava da vitória para ter chances de chegar às oitavas-de-final e marcou logo aos três minutos de bola rolando. Darijo Srna cobrou falta com perfeição a uma distância de 22 metros e colocou a bola no ângulo esquerdo de Zeljko Kalac.
Mas a partir daí, a Austrália passou a dominar as ações da partida. O empate poderia ter vindo aos sete minutos, quando o árbitro inglês não viu Josip Simunic agarrar Mark Viduka acintosamente na grande área e mandou o lance seguir.
Os australianos continuavam a dominar a partida, mas demoraram a levar perigo novamente ao gol de Stipe Pletikosa. Só quando Jason Cullina chutou de fora da área para tranquila defesa do goleiro croata e, aos 30, quando Tim Cahill cabeceou antes de observar nova intervenção do arqueiro.
O empate australiano veio aos 38. Poll viu toque de mão de Stjepan Tomas dentro da área. Craig Moore cobrou bem a penalidade e igualou o placar.
Antes do intervalo, a Croácia teve a chance de voltar a liderar quando Dado Prso avançou pela esquerda, só que o atacante croata chutou por cima do gol de Kalac.
Na segunda etapa, a Croácia voltou a atuar melhor e logo aos quatro minutos Niko Kranjcar teve boa chance, mas chutou por cima.
Os croatas foram recompensados pelo melhor futebol aos 11 minutos. Niko Kovac chutou de maneira despretensiosa, mas contou com uma falha bisonha de Kalac para marcar.
Após o gol, a Croácia cometeu o mesmo erro da primeira etapa e passou a aceitar o domínio australiano no jogo. Como por exemplo, aos 25, quando Harry Kewell recebeu na entrada da pequena área e chutou para defesa à queima-roupa de Pletikosa.
Cinco minutos depois, mais um erro de Graham Poll. Tomas voltou a colocar a mão na bola dentro da área, mas o árbitro inglês ignorou a irregularidade.
Ele compensaria o erro três minutos mais tarde. Após levantamento na área a bola sobrou para Kewell que, impedido, marcou o gol de empate da Austrália.
A partir daí, o jogo passou a ficar nervoso. Aos 40 minutos Dario Simic reclamou com Poll e recebeu o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão.
Dois minutos mais tarde, Brett Emerton, que já tinha cartão amarelo tocou a mão na bola propositalmente e foi para o chuveiro mais cedo.
Outra trapalhada do árbitro inglês foi o fato de ter dado três cartões amarelos a Simunic, para só depois expulsar o jogador.
É a primeira vez que a Austrália chega à segunda fase de uma Copa em sua segunda participação em Mundiais. Na Copa anterior, em 1974 também na Alemanha, a Austrália não passou da primeira fase.
Escalações:
Austrália:
18-Zeljko Kalac; 7-Brett Emerton, 2-Lucas Neill, 3-Craig Moore, 14-Scott Chipperfield (19-Joshua Kennedy); 13-Vince Grella (15-John Aloisi), 5-Jason Culina, 4-Tim Cahill, 21-Mile Sterjovski (23-Marco Bresciano), 10-Harry Kewell; 9-Mark Viduka
Técnico: Guus Hiddink
Croácia:
1-Stipe Pletikosa; 7-Dario Simic, 13-Stjepan Tomas (17-Ivan Klasnic), 3-Josip Simunic, 8-Marko Babic; 2-Darijo Srna, 5-Igor Tudor, 10-Niko Kovac, 19-Niko Kranjcar (16-Jerko Leko); 18-Ivica Olic (14-Luka Modric), 9-Dado Prso
Técnico: Zlatko Kranjcar
Árbitro: Graham Poll (Inglaterra)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.