ISTAMBUL, TURQUIA - A rodada desta quarta-feira das Eliminatórias da Europa para a Copa de 2006 serviu para mostrar duas coisas principalmente: a excepcional fase do atacante ucraniano Shevchenko e a recuperação da seleção de Portugal.
Um dos artilheiros do Campeonato Italiano, o craque do Milan marcou dois na vitória da Ucrânia, por 3 a 0, sobre a Turquia, em Istambul. Gusev fez o outro para a seleção, que disparou na liderança do grupo 2, com 11 pontos. Os turcos ficaram em segundo, com seis, ao lado de Albânia e Dinamarca, que bobeou e empatou em 2 a 2, fora de casa, com a Geórgia, gols do também milanista Tomasson. Campeã de Eurocopa, a Grécia derrotou o Casaquistão, por 3 a 1, em Atenas, e chegou aos cinco pontos.
A seleção de Luiz Felipe Scolari goleou Luxemburgo, por 5 a 0, fora de casa, gols de Pauleta (2), Besic (contra), Cristiano Ronaldo e Maniche e disparou na frente do grupo 3, com 13 pontos. Os eslovacos folgaram, empataram sem gols um amistoso com a Eslovênia e têm dez pontos em segundo lugar. A Rússia também se recuperou na chave. Depois de terem sido humilhados por Portugal, por 7 a 1, os russos derrotaram a Estônia, por 4 a 0, gols de Karayka, Izmailov, Sychev e Loskov, este de pênalti. As duas seleções estão com sete pontos, mas a Rússia tem um jogo a menos (4 a 5).
A Holanda assumiu a liderança do grupo 1, ao vencer Andorra, por 3 a 0, no mini-estádio do Barcelona, gols de Cocu, Robben e Sneijder. A 'Laranja' chegou aos dez pontos, ao lado da Romênia, que empatou em 1 a 1 com a lanterna Armênia. Os romenos, porém, fizeram uma partida a mais do que os holandeses (5 a 4).
A República Tcheca conseguiu importante resultado pela mesma chave. Os tchecos derrotaram a Macedônia, por 2 a 0, fora de casa, e agora estão com nove pontos, após quatro jogos. Lokvenc e Koller marcaram os gols no jogo que estava empatado até os 42 minutos do segundo tempo. A Finlândia também tem nove pontos, em cinco jogos, e folgou na rodada.
Israel assumiu o primeiro lugar do grupo 4 ao vencer Chipre, por 2 a 1, fora de casa, no único jogo da chave. Os israelenses têm oito pontos em cinco jogos, assim como França e Irlanda. Os irlandeses, porém, têm melhor saldo de gols (+5), na frente de franceses (+4) e de Israel (+2). A Suíça tem cinco pontos em quatro partidas e também busca uma vaga.
As Eliminatórias da Europa contam com 51 seleções. Os campeões de cada uma das oito chaves estarão automaticamente qualificados ao Mundial, assim como os dois melhores segundos colocados dos grupos. Os seis segundos restantes vão disputar uma repescagem no sistema de 'mata-mata'. Os três vencedores também avançam. A Alemanha, promotora da Copa, já está qualificada.
Jogos da rodada:
Grupo 1:
Armênia 1 x 1 Romênia
Macedônia 0 x 2 República Tcheca
Andorra 0 x 3 Holanda
Grupo 2:
Geórgia 2 x 2 Dinamarca
Turquia 0 x 3 Ucrânia
Grécia 3 x 1 Casaquistão
Grupo 3:
Rússia 4 x 0 Estônia
Liechtenstein 1 x 3 Letônia
Luxemburgo 0 x 5 Portugal
Grupo 4:
Chipre 1 x 2 Israel
Grupo 7:
Bélgica 0 x 2 Sérvia e Montenegro
San Marino 0 x 1 Lituânia
Grupo 8:
Malta 0 x 2 Hungria
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.