RIO - Por pouco o nadador Clodoldo Silva, maior vencedor da delegação brasileira em Atenas, não se tornou também o maior medalhista desta edição dos Jogos Paraolímpicos. Com um total de sete medalhas - o brasileiro venceu seis provas e foi prata em outra -, ele ficou a apenas um ouro da japonesa Mayumi Narita. Também na natação, a atleta conseguiu oito pódios, sete vezes como campeã e uma como terceira colocada.
Narita foi a melhor na classe S4 dos 50m, 100m e 200m livre e 50m costas, na classe SB3 dos 50m peito e SM4 dos 150m medley. O outro ouro veio com a equipe de revezamento 4x50m livre até 20 pontos (soma das classes). O bronze também foi conquistado no revezamento, só que no 4x50m medley até 20 pontos.
Se na comparação geral a japonesa foi a grande atleta das Paraolimpíadas de Atenas, no masculino ninguém superou Clodoaldo. Ouro nos 50m, 100m, 200m livre e 50m borboleta na categoria S4, 150m medley no SM4 e 4x50m medley até 20 pontos, além de prata no 4x50m livre até 20 pontos, o brasileiro conquistou medalhas em sete provas das oito que nadou. Na categoria S4 dos 50m costas, ele terminou na quarta posição.
Continua após a publicidade..
Levando em conta as medalhas de ouro, caso Clodoaldo competisse sozinho, teria conseguido o 27º lugar no quadro de medalhas, à frente de países como Holanda, Dinamarca, Itália, Bélgica, Noruega e Suíça. Narita seria a 24ª. No total de medalhas, o brasileiro ficaria com a 40ª posição, junto com a Bélgica, por exemplo, e mais bem colocado do que a Noruega. A japonesa seria a 39ª, junto com a Finlândia.
Depois de obter o melhor desempenho do Brasil em Jogos Paraolímpicos, com 33 medalhas, os 98 atletas da delegação nacional chegam ao país na manhã desta sexta-feira. Um vôo desembarca no Rio e dois em São Paulo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte