Rogge encerra Jogos "inesquecíveis e de sonho"

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

SÃO PAULO - O belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), declarou neste domingo encerrados os XXVIII Jogos Olímpicos, realizados em Atenas, que descreveu como "inesquecíveis e de sonho".

Durante a cerimônia de encerramento, Rogge entregou as medalhas da maratona, que terminou no estádio Panathinaiko e foi vencida pelo italiano Stefano Baldini, superando o americano Mebrathom Keflezighi e o brasileiro Vanderlei Lima, que foi prejudicado por um homem que o derrubou quando liderava a prova.

O presidente do COI destacou a importância social dos atletas, aos quais pediu que "sobretudo, promovam o esporte limpo".

"Queridos amigos gregos, obrigado. Obrigado a todos aqueles que apoiaram os Jogos e obrigado a todos os que nos satisfizeram com sua competência e amabilidade", disse Rogge em seu discurso de encerramento dos Jogos. "Estes Jogos ocorreram em paz e irmandade, e foi muito difícil enganar", afirmou.

"Vocês, atletas, tocaram nossos corações com suas alegrias e lágrimas", disse. "Estes foram Jogos inesquecíveis e de sonho", afirmou Rogge.

O presidente do COI afirmou que os atletas são "modelos sociais". "É preciso promover o respeito aos outros. E, sobretudo, promover o esporte limpo. Devolvam ao esporte o que o esporte lhes deu", pediu Rogge aos atletas que encheram o centro do estádio olímpico da capital grega durante a cerimônia de encerramento dos Jogos de Atenas.

"Agora declaro os Jogos encerrados", finalizou Rogge.

Estiveram presentes na cerimônia, dentre outros, o presidente honorário do COI, Juan Antonio Samaranch; o presidente da Grécia, Konstandinos Stefanopoulos; e o primeiro-ministro do país, Costas Karamanlis.

Continua após a publicidade..

No evento, a presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas (Athoc), Gianna Angelopoulos-Daskalaki, disse que "os Jogos voltaram para casa".

"Mostramos ao mundo as grandes coisas que os gregos podem fazer" disse Angelopoulos.

"Que dezessete dias maravilhosos. Quando o mundo viu nossos espetaculares recintos esportivos, nossas excelentes e impecáveis operações... todas estas modernas conquistas neste mais que histórico momento... o mundo descobriu a Grécia", disse a presidente dos Jogos da capital grega.

"Atenas foi formidável para os atletas, a Grécia foi formidável para os Jogos", disse Angelopoulos, antes de perguntar aos atletas, que haviam entrado ao centro do estádio olímpico instantes antes: "Vocês gostaram dos Jogos?", obtendo como resposta um "sim" em uníssono.

"Quando vocês enfrentaram cada acontecimento com paixão e precisão, fizeram nossos corações baterem com alegria. Quando vocês choraram no pódio, choramos com vocês. Graças a vocês, os Jogos Olímpicos são a maior fonte de inspiração e esperança para a humanidade".

"Atletas do mundo: obrigado. Atletas da Grécia, nós lhes agradecemos pelos momentos mágicos que vocês nos deram. Felicidades! Há uma medalha de ouro a mais para entregar esta noite. Esta medalha de ouro pertence a todos os gregos", disse Angelopoulos.

"Esta noite, quando as luzes se apagarem nos estádios, vamos manter a chama da criação, do esforço e da vitória ardendo em nossos corações e em nossas almas", acrescentou.

"Apagaremos a chama esta noite, mas quando a pira se acender em Pequim, brilhará com mais força e mais brilho graças aos Jogos de Atenas", concluiu a presidente do Athoc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.