Confederação de Atletismo recorre e tenta ouro para Vanderlei

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

SÃO PAULO - A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) vai tentar convencer o comitê de arbitragem dos Jogos Olímpicos a conceder a medalha de ouro para o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, informou o presidente da entidade, Roberto Gesta Mello, após o final da prova.

Em entrevista à ESPN Brasil, Mello afirmou que o COB e a CBAt vão tentar lutar para que o resultado da prova seja alterado por causa do ataque sofrido por Vanderlei por um manifestante no 36º quilômetro da prova.

"Ele (Vanderlei) foi claramente prejudicado por um terceiro, não pode ficar no prejuízo por causa de uma falha na segurança da prova", afirmou o dirigente. "Isso não poderia ter acontecido, principalmente no evento mais importante das Olimpíadas. Não é possível que, depois de 108 anos, isso venha a atrapalhar a tradicional maratona", disse Mello.

Continua após a publicidade..

"Se não tivesse acontecido nada, o Vanderlei teria ficado com o ouro, isso ficou claro pelo caminhar da prova. É só pegar o tempo que ele perdeu e conferir", explicou o presidente da CBAt.

Segundo o presidente da CBAt, não existe a possibilidade de anulação da prova. "Os outros maratonistas não têm nada a ver com o ataque. Por isso, o mais correto seria o Vanderlei receber um ouro, junto com o [maratonista italiano Stefano] Baldini", disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.