Futebol

CBF confirma data e local da estreia do IAPE na Copa do Brasil Sub-17 2026

Canário da Ilha enfrentará o Interporto-TO fora de casa em seu primeiro desafio na competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

O IAPE é o atual campeão maranhense Sub-17. (Richardson Alencar / IAPE FC)

RIO DE JANEIRO - A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na tarde da última sexta-feira (6), a tabela detalhada da Copa do Brasil Sub-17 2026, competição que reúne 32 equipes dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Classificado para representar o Maranhão na Copa do Brasil Sub-17 após ter conquistado o título do Campeonato Maranhense Sub-17 de 2025, o IAPE enfrentará o Interporto-TO na primeira fase da competição nacional.

Interporto x IAPE

O IAPE terá que disputar o jogo único da primeira fase da Copa do Brasil Sub-17 fora de casa, já que o Interporto tem melhor posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. A partida decisiva entre o Tigre e o Canário da Ilha será disputada no dia 24 de fevereiro, às 15h, em estádio a ser definido pela equipe tocantinense. Quem vencer, avança às oitavas de final da Copa do Brasil Sub-17, enquanto um empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

O vencedor do duelo entre Interporto e IAPE enfrentará Oratório-AP ou Galvez-AC nas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-17, que contam com partidas de ida e volta. Os confrontos das quartas de final, por sua vez, serão definidos de acordo com a classificação geral na soma das fases da competição nacional.

Formato da Copa do Brasil Sub-17

A Copa do Brasil Sub-17 de 2026 contará com 32 clubes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. As equipes disputarão duelos de mata-mata em cinco etapas da competição: primeira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. A primeira fase e a final serão em jogo único, enquanto as demais etapas ocorrem em duelos de ida e volta.

Em 2025, o título da Copa do Brasil Sub-17 ficou com o Vasco, que derrotou o Bahia por 5 a 3 nas cobranças de pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo normal da decisão, realizada no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o futebol maranhense foi representado pelo Juventude Samas, que foi eliminado pelo Bahia nas quartas de final após passar por Galvez-AC e Batalhão-TO nas fases anteriores da competição nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.