SÃO PAULO - A organização da Liga de Basquete Feminino (LBF) anunciou, nesta sexta-feira (26), em seu site oficial, o encerramento do prazo de pré-inscrição para as equipes interessadas em disputar a temporada de 2026. De acordo com a entidade, 13 clubes encaminharam a documentação inicial para a participação na LBF 2026, incluindo o Sampaio Basquete, que vai jogar a competição pela 10ª vez em sua história e está em busca do tão sonhado tetracampeonato nacional.
Equipes pré-inscritas na LBF 2026
A LBF informou que, além do Sampaio Basquete, outras oito equipes participantes da temporada de 2025 sinalizaram o seu interesse em disputar a próxima edição da competição: SESI Araraquara, São José, Unimed Campinas, Corinthians, Sodiê Mesquita, Cerrado, Santo André e Maringá. Além disso, mais quatro clubes, que não tiveram seus nomes revelados, estão na lista de pré-inscrição. Já Ourinhos e Blumenau, que também estiveram na LBF 2025, não enviaram a documentação e estão fora da temporada de 2026.
Com a conclusão do processo de pré-inscrição, a organização da LBF inicia agora o processo de análise detalhada dos documentos enviados pelos 13 clubes interessados em jogar a temporada de 2026. As equipes têm até o dia 19 de janeiro para confirmar a inscrição com o cumprimento de todas as exigências técnicas, administrativas e financeiras previstas no regulamento da competição nacional. Em seguida, ainda em janeiro, a LBF divulgará oficialmente a lista de participantes da próxima edição da competição.
Planejamento do Sampaio Basquete para 2026
O Sampaio Basquete continua com um planejamento intenso de olho na disputa da LBF 2026. A Bolívia Querida ainda tem pouco mais de três meses de preparação para a competição nacional, mas já tem um elenco bem encaminhado, com nove atletas confirmadas: as armadoras Manu Ríos e Lays, as alas Jenifer Muñoz, Manu de Oliveira e Raphaella Monteiro, as alas-pivôs Iza Sangalli e Mariana Dias, e as pivôs Gabi Guimarães e Monique.
Em meio ao processo de montagem do elenco, o Sampaio Basquete também confirmou oito nomes para a comissão técnica que vai trabalhar na LBF 2026. Além de renovar contrato com o treinador Rodrigo Galego, o auxiliar técnico Paulo César e o fisioterapeuta Hugo Roberto, a Bolívia Querida fechou acordo com a preparadora física Ana Clara Valle, definiu Carlos Raul para o cargo de diretor de desempenho, contratou Fabrício Abreu para o núcleo de fisioterapia e manteve a dupla Gabriel Ayala e Berdeco no staff da equipe para a próxima temporada.
De acordo com o planejamento da diretoria e da comissão técnica do Sampaio Basquete, o elenco se apresenta e inicia a pré-temporada no dia 12 de fevereiro, com foco total na estreia da fase classificatória da LBF 2026, cujo início está previsto para o dia 8 de março. No início do ano, a organização da LBF divulgará os times participantes e a tabela detalhada da temporada.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.