Liga de Basquete Feminino

Gabi Guimarães, do Sampaio Basquete, é eleita para o quinteto ideal da LBF 2025

Pivô foi uma das destaques da Bolívia Querida na temporada, com média superior a 16 pontos por jogo.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Gabi Guimarães defendeu o Sampaio Basquete na LBF 2025. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO PAULO - A organização da Liga de Basquete Feminino realizou, na última segunda-feira (1º), em São Paulo, a festa Melhores do Ano, que premiou as atletas destaques da competição nacional na temporada de 2025. O Sampaio Basquete contou com uma representante no quinteto ideal da LBF 2025: a pivô Gabi Guimarães, que foi escolhida para a seleção do torneio ao lado de Manu Ríos (São José), Vitória Marcelino (SESI Araraquara), Iza Sangalli (Unimed Campinas) e Aline Moura (SESI Araraquara).

Em sua terceira passagem pelo Sampaio Basquete, que teve todos os seus jogos transmitidos no canal do Imirante no YouTube, Gabi Guimarães disputou 27 das 29 partidas da equipe maranhense na LBF 2025, desfalcando a Bolívia Querida somente quando foi convocada para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Basquete 3x3. Com muita força e talento no garrafão, Gabi foi uma das principais peças do Sampaio no ano, registrando médias de 16.7 pontos, 9.3 rebotes, 1.9 assistências, 1.5 roubadas de bola e 0.5 tocos em 27.8 minutos.

Contando com Gabi Guimarães, o Sampaio Basquete garantiu a melhor campanha da fase classificatória da LBF 2025, conquistando 18 vitórias em 20 partidas e registrando 90% de aproveitamento. No mata-mata, o Tricolor eliminou o Cerrado com dois triunfos nas quartas de final e passou pelo São José no terceiro jogo das semifinais, porém, o time maranhense sofreu a terceira derrota consecutiva nas Finais da LBF para o SESI Araraquara, que faturou o tricampeonato após fechar a série contra a Bolívia Querida em 3 a 1. Também em 2025, o Sampaio perdeu para o SESI na final da Copa LBF, realizada em São Luís.

Em busca do tão sonhado tetracampeonato da LBF, o Sampaio Basquete já iniciou o planejamento para a temporada de 2026. Em seus perfis nas redes sociais, a Bolívia Querida anunciou a renovação de contrato com o técnico Rodrigo Galego, que levou o Tricolor ao seu último título da competição nacional em 2022 e substituiu David Pelosini no decorrer da LBF 2025.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.