Judô

Federação Maranhense de Judô realiza programação especial pelo Dia da Mulher

Iniciativa vai ocorrer simultaneamente em São Luís, Imperatriz e Bacabal; ação visa fortalecer o judô feminino no Estado.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

Atualizada em 07/03/2025 às 22h06
Treino Keiko Fukuda FMJ será realizado simultaneamente em três cidades. (Paulo de Tarso Jr / AP Assessoria)

SÃO LUÍS - Neste sábado (8), data em que se é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Federação Maranhense de Judô (FMJ) vai promover uma ação voltada exclusivamente para as judocas mulheres. Pelo segundo ano consecutivo, a entidade máxima do judô no Estado vai realizar o “Treino Keiko Fukuda FMJ”, iniciativa que tem o objetivo de celebrar, incentivar e fortalecer o judô feminino no Maranhão. A programação terá início às 8h30, simultaneamente nas cidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal. 

Além de um “super treino” com as judocas de diversas classes (do Sub-13 ao Veteranos), em 2025 o evento, que é gratuito, também vai contar com rodas de conversas com as atletas, destacando a importância da mulher no esporte, os desafios enfrentados pelas judocas na modalidade e discutir maneiras de fortalecer o judô feminino no Maranhão. 

Em São Luís, o “Treino Keiko Fukuda FMJ será realizado na Academia Shiai (Cohaserma). Em Imperatriz, as atividades vão ocorrer na Academia Judô Mazzili, enquanto que a Academia de Judô Tiradentes (Colégio Militar) receberá a programação na cidade de Bacabal. 

“A Keiko Fukuda é um símbolo de força, técnica e mentalidade vencedora. Esse treino tem como objetivo reunir as meninas, pra gente fazer um treinamento e também para que a gente possa se envolver mais e possa estar proporcionando mais treinos. O judô feminino tem ganhado força, já temos mais mulheres faixas pretas, mais senseis e isso está engrandecendo muito o judô feminino. Além disso, temos muitas meninas que já conquistaram muitos títulos. Temos que reconhecer e valorizar”, explicou a sensei Roseane Braga, primeira faixa preta do Maranhão. 

O fortalecimento do judô feminino no Estado é prioridade da FMJ, que tem buscado mecanismos para incentivar, motivar e difundir o esporte entre as mulheres. De acordo com Rodolfo Leite, presidente da federação, a modalidade só tem a ganhar com uma maior participação das mulheres. 

“Temos trabalhado para que o judô feminino fique cada vez mais forte e atraia mais e mais meninas. Ficamos felizes em poder proporcionar eventos como esse Treino Keiko Fukuda FMJ, que será realizado em três cidades ao mesmo tempo. Tenho certeza de que esse evento será um sucesso mais uma vez”, explicou Rodolfo Leite. 

Keiko Fukuda 

Pioneira do judô feminino, Keiko Fukuda foi a única mulher a atingir o grau de 10º DAN. Para a japonesa, a judoca deveria “ser gentil, amável e bonita, ainda firme e forte, mentalmente e fisicamente” para superar as adversidades impostas pela sociedade às mulheres. O lema de Keiko Fukuda norteia a difícil caminhada das judocas que, a cada dia, têm conquistado cada vez mais espaço dentro do dojô.

PROGRAMAÇÃO TREINO KEIKO FUKUDA FMJ

SÁBADO (8.3.25)

- São Luís (Academia Shiai)

Continua após a publicidade..

8H30 – Concentração e Abertura

9h – Treinamento com a sensei Adryelle Santos

10h – Talking out com ex-atletas da Seleção Maranhense (Carla Machado, Priscila Lopes e Barbara Tramn) 

- Imperatriz (Academia Judô Mazzili)

8H30 – Concentração e Abertura

9h – Treinamento com a sensei Yanka Wêygman

10h – Talking out com atleta da Seleção Maranhense (Izabele Oliveira) 

- São Luís (Academia Shiai)

8H30 – Concentração e Abertura

9h – Treinamento com a sensei Maysa Carvalho)

10h – Talking out com atleta da Seleção Maranhense (Laiane Alves) 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.