SÃO LUÍS - Um projeto para desenvolver jovens atletas maranhenses e incentivar a participação deles em eventos nacionais e internacionais de ginástica. Esse é o objetivo do Maranhão na Ginástica, iniciativa desenvolvida por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O lançamento oficial do projeto ocorrerá neste sábado (15), a partir das 8h30, no Ginásio JM GYM, localizado no Complexo Sports Village, em São Luís.
O Maranhão na Ginástica foi idealizado para fomentar a prática da modalidade e dar condições para que jovens talentos tenham condições de disputar competições fora do Estado. Além dos treinos diários, as atletas vão ter ainda acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
“Esse é um projeto inovador e que vai ser muito importante para o desenvolvimento das nossas atletas. O Maranhão na Ginástica vai ser uma oportunidade incrível de aumentarmos o nível das meninas que têm 11, 12 anos”, explicou Jackson Magno, professor e coordenador do projeto.
Com o Maranhão na Ginástica, as atletas maranhenses terão um calendário repleto de eventos e competições. No fim do mês, elas vão participar de um período de treinamentos em Porto Alegre (RS) com atletas da Seleção Brasileira.
Continua após a publicidade..
Em junho, elas disputarão a Copa Olímpia Internacional, em Montevidéu (URU). No segundo semestre, o calendário das ginastas do Maranhão conta com a disputa da Copa Las Américas, em Lima (PER) e do Torneio Nacional de Ginástica.
Meninas de ouro
Nesta primeira edição, a iniciativa vai beneficiar diretamente o trio formado por Ana Luíza Hadade, Ana Nicole Serra e Éster Guimarães. As três atletas são promessas maranhenses da ginástica e obtiveram resultados expressivos nos últimos anos no cenário estadual e nacional.
Em 2024, por exemplo, elas representaram o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e no Torneio Nacional de Ginástica. Nestes eventos nacionais, Éster Guimarães foi muito bem na classificação geral do torneio nacional ,ficando no sexto lugar. Já Ana Luíza Hadade teve grande destaque no Torneio Nacional ao ser campeã na prova de salto. Ana Nicole Serra subiu ao pódio nas provas de salto e das paralelas assimétricas dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Saiba Mais
- Campeão olímpico das argolas, Arthur Zanetti anuncia aposentadoria
- Ginástica vive novo momento com pódio formado apenas por atletas negras
- Ginasta Caio Souza fatura bronze na Copa do Mundo na Croácia
- Júlia Soares é ouro no solo em etapa da Copa do Mundo da Ginástica
- Confederação de Ginástica Artística confirma sete atletas na Olimpíada
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte