BRASÍLIA - Destaque do esporte maranhense e referência da natação paralímpica nas últimas temporadas, Davi Hermes teve um desempenho histórico nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Brasília. Representando a Universidade Ceuma, Davi subiu ao pódio nas cinco provas disputadas nos JUBs, conquistando três ouros e duas pratas entre quarta-feira (9) e sábado (12), no Complexo Aquático Cláudio Coutinho.
Primeiro atleta com síndrome de Down a ganhar uma medalha de ouro na história dos JUBs e bicampeão do evento em 2022 e 2023, Davi Hermes teve um excelente início de competição com as vitórias nas provas dos 100m borboleta e 200m nado livre na quarta-feira (9). Na cerimônia de premiação, o nadador maranhense viveu um momento especial ao receber os dois ouros das mãos do judoca medalhista olímpico Willian Lima, que conquistou uma prata e um bronze em Paris 2024.
Dando sequência à participação nos JUBs 2024, Davi Hermes voltou ao Complexo Aquático Cláudio Coutinho na sexta-feira (11), para participar de mais duas provas. Depois de faturar a medalha de prata em uma disputa forte e equilibrada nos 100m nado livre, o atleta da Universidade Ceuma brilhou nos 50m borboleta: mesmo com chuva, vento frio e o desgaste da prova anterior, Davi conquistou a medalha de ouro ao completar a disputa em 36s48, registrando o seu novo recorde pessoal.
Já no sábado (12), Davi Hermes disputou a sua quinta e última prova nos JUBs 2024. Com mais uma grande performance, o nadador da Viva Água garantiu a prata nos 50m nado livre, fechando a edição 2024 com pódios em todas as provas disputadas e ampliando a sua coleção de medalhas na história da competição nacional: Davi acumula 15 medalhas em três JUBs, sendo 11 ouros, três pratas e um bronze.
"Eu gosto muito de tudo o que acontece nos JUBs, para mim é uma emoção muito grande participar dessa festa e evoluir na natação. A equipe do Maranhão participou com muita garra, o que já nos torna vitoriosos, independente de ganhar medalhas ou não. Estou muito feliz pelas cinco medalhas, vou me preparar ainda mais para as próximas competições. Mais uma vez, agradeço pelo patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, esse apoio me permite competir em alto nível e representar bem o Maranhão nos principais eventos esportivos do país", afirma Davi Hermes.
Antes dos JUBs, Davi Hermes foi destaque em duas competições realizadas em São Luís. O nadador maranhense faturou duas medalhas de ouro nos 50m costas e 50m borboleta do V Torneio Aquafit, que foi válido como terceira etapa do Circuito Maranhense de Natação Master e disputado em setembro, e conquistou seis ouros na Copa Amazônia Internacional de Natação e Águas Abertas, ocorrida no mês de agosto.
Também em agosto, Davi Hermes conquistou três medalhas no Meeting Brasileiro de Natação CBDI 2024, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), com o apoio do CPB (Comitê Paralimpico Brasileiro), e realizada no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Competindo contra os principais nomes da modalidade no país, o nadador maranhense levou a medalha de ouro nas provas dos 50m e 100m borboleta, além de garantir o bronze nos 50m livre.
Continua após a publicidade..
JUMs
Davi Hermes também teve um excelente desempenho nos Jogos Universitários Maranhenses (JUMs), que foram realizados em julho, em São Luís. Representando a Universidade Ceuma, Davi Hermes brilhou nas provas dos 50m livre, 50m borboleta e 100m borboleta, ajudando a sua equipe a garantir a primeira colocação geral na natação dos JUMs. No mesmo mês, o atleta da Viva Água faturou oito medalhas na Copa Brasil de Natação Paradesportivo, em São Luís.
Pouco antes, em junho, Davi Hermes colecionou resultados expressivos no Campeonato Brasileiro de Natação, que é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e tem o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além de faturar o pentacampeonato nacional nas provas dos 50m borboleta e 100m borboleta da competição nacional, Davi conquistou a prata na disputa dos 50m nado livre e foi bronze nos 200m borboleta.
Outros resultados
Na temporada de 2024, Davi Hermes integrou a equipe Maranhão Master na disputa do 71° Campeonato Brasileiro Masters de Natação, realizado em Belém, durante o mês de abril, e sagrou-se vice-campeão da categoria pré-master nos 200m borboleta, competindo em classe única, já que o evento não tem classe para paratletas. Também em abril, o nadador maranhense venceu a prova dos 50m borboleta no Troféu Viva Água - Anibal Dias, evento que foi válido como primeira etapa do Circuito Maranhense Master de Natação 2024.
Além disso, Davi Hermes representou o Brasil no Trisome Games 2024, que ocorreu em março, em Antalya, na Turquia. O atleta da Viva Água foi um dos grandes nomes da delegação da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), após garantir o Top 10 mundial da categoria Sênior (17 a 24 anos) nos 50m borboleta e 100m borboleta, além de melhorar a sua marca pessoal em algumas provas realizadas no evento internacional.
Saiba Mais
- Guilherme Caribé conquista segunda prata no Mundial de piscina curta
- Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
- Ana Marcela Cunha é heptacampeã do Circuito Mundial de Águas Abertas
- Sofia Duailibe fatura dois ouros e duas pratas na 13ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas
- Maranhense conquista três pódios em evento de Águas Abertas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte