Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete bate o Unimed Campinas fora de casa e fica perto das Finais da LBF 2024

Bolívia Querida venceu jogo dramático no interior paulista e abriu 1 a 0 na série "melhor de três" das semifinais.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/06/2024 às 21h58
O Sampaio Basquete venceu o Unimed Campinas no primeiro jogo das semifinais da LBF 2024. (Giuliano Abrahão)

CAMPINAS - O Sampaio Basquete está bem perto de garantir a tão sonhada classificação para as Finais da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024. No primeiro jogo das semifinais da competição nacional, realizado na noite desta quinta-feira (27), a Bolívia Querida fez uma grande atuação no primeiro tempo, mostrou seu poder de decisão nos últimos minutos e venceu o Unimed Campinas por 57 a 48 no Ginásio do Tênis Clube, resultado que coloca o time maranhense em vantagem de 1 a 0 na série "melhor de três" contra a equipe campineira.

Como de costume, o Sampaio Basquete dominou as ações nos dois primeiros quartos e foi para o intervalo vencendo por 38 a 22. A partir do terceiro quarto, o Unimed Campinas melhorou sua produção ofensiva, cortou o prejuízo e chegou perto de uma virada histórica em casa, mas o Sampaio recuperou a concentração na reta final de partida, freou a reação campineira e confirmou a vitória na abertura das semifinais da LBF 2024.

A principal atleta do Sampaio Basquete na vitória sobre o Unimed Campinas foi a ala-pivô Iza Sangalli, que foi uma das cestinhas da equipe maranhense e ainda registrou um duplo-duplo, com 14 pontos e 10 rebotes. A armadora Alana Gonçalo também anotou 14 pontos e foi fundamental para o triunfo da Bolívia Querida, enquanto a ala-pivô Sassá fez um duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes. Pelo lado do Campinas, a armadora cubana Ineidis Casanova contribuiu com 16 pontos.

Em vantagem nas semifinais da LBF 2024, o Sampaio Basquete disputa a segunda partida da série contra o Unimed Campinas na noite da próxima segunda-feira (1º), às 19h, no Ginásio Costa Rodrigues, precisando de uma vitória para garantir vaga nas Finais. Se o Campinas vencer o Jogo 2 e empatar a série, o terceiro e decisivo confronto será na quarta-feira (3), novamente no Costa Rodrigues, a partir das 19h, já que o Sampaio fez a melhor campanha da temporada regular e tem a vantagem no mando de quadra. Todos os jogos terão transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda.

O jogo

Contando com duas bolas de três pontos de Sassá logo nos primeiros minutos, o Sampaio Basquete abriu vantagem sobre o Unimed Campinas durante o primeiro quarto. Casanova e Gabriellen tentaram liderar uma reação da equipe campineira, mas o Sampaio, contando também com bons lances de Alana e Rapha Monteiro, fechou o período com a vitória por 19 a 16.

Já no decorrer do segundo quarto, o Sampaio Basquete encaixou a sua defesa e forçou uma série de erros do Unimed Campinas no ataque. Liderado por Iza Sangalli e Kaw nos dois lados da quadra, o Tricolor deslanchou no placar, vencendo o período por 19 a 6 e indo para o intervalo com o placar de 38 a 22.

Precisando de uma resposta rápida, o Unimed Campinas elevou o volume de arremessos no terceiro quarto, começou a encaixar jogadas e reduziu a vantagem do Sampaio Basquete: mesmo com Alana marcando sete pontos em pouco mais de um minuto, o Tricolor desconcentrou e desperdiçou uma série de arremessos. Mesmo sendo dominado, o Sampaio encerrou o Q3 vencendo por 47 a 37.

Empurrado pela torcida, com uma defesa forte e apostando nas jogadas de seu experiente perímetro, formado por Babi e Casanova, o Unimed Campinas ficou a dois pontos do empate, restando três minutos a serem jogados no Ginásio do Tênis Clube. Depois disso, entretanto, o Sampaio voltou a marcar forte, fez a equipe campineira cometer erros e viu Iza Sangalli ser decisiva no ataque para fechar o placar em 57 a 48.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.