Série C

Sampaio Corrêa vence o Caxias com virada épica, encerra jejum e deixa lanterna da Série C

Bruno Baio marca dois gols nos últimos minutos e ajuda a Bolívia Querida a subir na classificação da Terceirona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 12/06/2024 às 22h02
O Sampaio Corrêa venceu o Caxias em duelo realizado no Castelão. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Pressionado por sete tropeços consecutivos no Campeonato Brasileiro Série C, o Sampaio Corrêa enfrentou o Caxias na noite desta quarta-feira (12), no Estádio Castelão, em jogo atrasado da terceira rodada, precisando de uma vitória para sair da última posição da Terceirona, amenizar a crise e recuperar a confiança para a sequência da competição nacional. Com uma atuação onde a raça superou a técnica, o Sampaio cumpriu a sua missão, para festa da torcida tricolor: após ver o Caxias abrir o placar no primeiro tempo, o Tubarão contou com dois gols do atacante Bruno Baio nos últimos minutos da segunda etapa para derrotar a equipe gaúcha por 2 a 1 e garantir a sua primeira vitória nesta edição da Série C.

Mesmo jogando em casa, o Sampaio Corrêa teve dificuldade para impor o seu estilo de jogo no primeiro tempo e sofreu com a iniciativa do Caxias, que criou boas oportunidades e abriu o placar aos 32 minutos, em uma finalização precisa do atacante Álvaro, após erro de Franklin e assistência de Tomas Bastos. Já no segundo tempo, o Sampaio melhorou de produção, deixou o Caxias preso em seu campo de defesa e acumulou chances perdidas, mas teve seu esforço premiado graças ao atacante Bruno Baio: artilheiro do Tubarão na temporada, o camisa 9 empatou o jogo em cobrança de pênalti aos 43 minutos e decretou a virada aos 47, com um toque sutil após cruzamento na grande área.

Com a primeira vitória na Série C, o Sampaio Corrêa saiu da lanterna e agora ocupa a 17ª colocação da competição nacional. A Bolívia Querida chegou aos mesmos cinco pontos do Caxias, mas a equipe gaúcha, que tem três jogos a menos, leva vantagem no saldo de gols e está na 16ª posição da Terceirona, mantendo o Sampaio na zona de rebaixamento.

Após encerrar o jejum de vitórias na Série C, a equipe do Sampaio Corrêa volta agora as atenções para o segundo jogo da final do Campeonato Maranhense, diante do Maranhão Atlético. O duelo decisivo entre Maranhão e Sampaio será disputada na tarde deste sábado (15), às 15h45, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante News FM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Caxias, por sua vez, encara a Ferroviária na noite deste domingo (16), a partir das 19h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela nona rodada da Série C.

O jogo

Mesmo jogando em casa e precisando da vitória, o Sampaio Corrêa teve dificuldades pressionar o Caxias no começo de partida no Castelão. Com mais tranquilidade para trabalhar a bola, a equipe gaúcha teve as primeiras chances de gol: aos cinco minutos, Geilson foi lançado na grande área e conseguiu a finalização, mas sem sucesso, enquanto Emerson Martins, aos nove, mandou a bola pela linha de fundo após arriscar de longe.

Aos poucos, o Sampaio Corrêa conseguiu equilibrar as ações. Aos 22 minutos, Breno Almeida deixou Pimentinha na cara do gol, mas o goleiro Zé Carlos fez grande defesa na finalização do atacante da Bolívia Querida. A resposta do Caxias veio aos 26: após cobrança de lateral na grande área, Álvaro fez o desvio de cabeça, e Felipe, atento, salvou a tentativa da equipe gaúcha.

Na reta final do primeiro tempo, o Caxias intensificou o ritmo no campo de ataque, diante de um Sampaio Corrêa que sofria para encontrar espaços. Aos 34 minutos, Augusto Galvan fez o cruzamento, Álvaro não conseguiu o desvio, e Tomas Bastos chutou de primeira, sendo travado pela defesa do Sampaio. Já aos 36, foi a vez do zagueiro Lucas Cunha aparecer como elemento surpresa, finalizar e mandar a bola para fora. De tanto insistir, o Caxias abriu o placar aos 38 minutos, com Álvaro, que aproveitou passe de Tomas Bastos após erro de Franklin e mandou a bola para o gol.

Sampaio pressiona e consegue virada no fim com Bruno Baio inspirado

Focado em tentar ampliar a vantagem, o Caxias pressionou o Sampaio Corrêa no início do segundo tempo. Emerson Martins, aos nove, arriscou de longe e mandou a bola pela linha de fundo, enquanto Lucas Cunha, aos 12, cabeceou livre após cobrança de falta de Tomas Bastos e perdeu uma grande oportunidade pelo Grená. O Sampaio, por sua vez, respondeu aos 14, com Nadson, que aproveitou cruzamento de Thiago Rosa, desviou de cabeça e obrigou Zé Carlos a fazer uma grande defesa no canto direito.

No decorrer da etapa final, o Sampaio Corrêa passou a dominar completamente as ações da partida, e o Caxias, por sua vez, recuou para tentar segurar o resultado. Aos 24 minutos, Breno Almeida tentou o chute colocado, e Zé Carlos voou no ângulo para espalmar. Já aos 37, Pimentinha fez bela jogada individual, passou por três marcadores e chutou na trave. Na sobra, Maurício bateu forte e foi travado pela defesa do Caxias.

A insistência do Sampaio Corrêa deu resultado aos 43 minutos: após Thiago Rosa ser derrubado por Lucas Ryan na grande área, Bruno Baio cobrou pênalti com categoria e empatou o jogo para a Bolívia Querida. Animado, o Sampaio foi todo ao ataque nos acréscimos e chegou ao segundo gol aos 47, novamente com Bruno Baio, que deu um toque sutil após cruzamento de Marcelinho e decretou a vitória tricolor no Castelão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Felipe; Maurício, Franklin, Fábio Aguiar e Thiago Rosa; Gabriel Gazão (Jhonata Varela), Ferreira (Marcelinho) e Adauto (Nadson); Pimentinha, Gabriel Silva (Bruno Baio) e Breno Almeida (João Felipe). Treinador: Zé Augusto

CAXIAS: Zé Carlos; Marcelo, Lucas Ryan, Lucas Cunha e Mateus Mendes (Gabriel Silva); Geilson, Pedro Cuiabá (Vitor Feijão), Emerson Martins (Elyeser) e Tomas Bastos (David Peninha); Augusto Galvan e Álvaro (Emerson Souza). Treinador: Argel Fuchs

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.