Série B

Sampaio Corrêa empata com a Ponte Preta e continua sem engrenar na Série B

Tricolor é dominante, cria boas chances, mas não consegue balançar as redes no Castelão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 25/05/2023 às 03h39
Lance de Sampaio Corrêa x Ponte Preta. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Disposto a subir na classificação do Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa enfrentou a Ponte Preta na noite desta quarta-feira (24), no Estádio Castelão, em partida válida pela oitava rodada da competição nacional. Empurrado pela torcida tricolor, o Tubarão criou boas oportunidades de gol diante da equipe campineira, entretanto, não conseguiu transformar esse domínio em vantagem no placar e teve que se contentar com o empate por 0 a 0, resultado que mantém a Bolívia Querida distante dos líderes da Segundona.

Jogando em casa, o Sampaio Corrêa foi para cima da Ponte Preta desde o começo da partida e teve bons momentos, principalmente com o atacante Pimentinha, mas a defesa da equipe campineira, liderada pelo goleiro Caíque França, conseguiu frear as finalizações da Bolívia Querida. Na etapa final, mesmo levando alguns sustos da Ponte Preta em contragolpes e lances de bola parada, o Sampaio manteve a postura agressiva, entretanto, não conseguiu balançar as redes.

Com o empate no Castelão, o Sampaio Corrêa chegou aos nove pontos na Série B e perdeu uma posição na classificação, ocupando agora a 14ª colocação na competição nacional. Já a Ponte Preta, que tem sete pontos, permanece na zona de rebaixamento da Segundona, na 17ª posição.

Após duas partidas seguidas em São Luís, o Sampaio Corrêa terá agora dois desafios consecutivos como visitante na Série B, sendo o primeiro deles contra a Chapecoense. A Bolívia Querida encara a Chape na noite da próxima segunda-feira (29), às 20h, na Arena Condá, em Chapecó, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. A Ponte Preta, por sua vez, recebe o Vila Nova na manhã deste domingo (28), às 11h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

O jogo

Focado em conquistar a segunda vitória consecutiva em casa na Série B, o Sampaio Corrêa começou a partida avançando suas linhas, trocando passes no campo de ataque e pressionando a saída de bola da Ponte Preta, que não conseguia sair jogando e se limitava a fechar espaços. Sofrendo com a forte marcação da equipe campineira, o Sampaio arriscava em finalizações de longa distância: Maurício, aos 15 minutos, chutou forte, mas sem levar perigo ao gol defendido por Caíque França.

Com maior posse de bola, o Sampaio Corrêa apostou em levantamentos para a grande área e jogadas com Pimentinha pela ponta-direita para tentar superar o bom posicionamento defensivo da Ponte Preta. Aos 26 minutos, Marcinho cobrou um escanteio na direção do gol e Caíque França afastou de soco, porém, ninguém do Sampaio aproveitou o rebote. Já aos 31, a melhor oportunidade da Bolívia Querida: após belos dribles sobre Júnior Tavares e Filipinho, Pimentinha chutou colocado, a bola bateu na zaga da Ponte e explodiu na trave.

Mais preocupada em segurar a pressão do Sampaio Corrêa do que criar suas próprias chances, a Ponte Preta só levou perigo aos 33 minutos, com Léo Naldi, que arriscou da entrada da área e parou em grande defesa de Luiz Daniel. Depois disso, o Sampaio voltou ao ataque e pressionou a equipe campineira, sem sucesso: Marcinho, aos 41, cobrou falta na direção do gol, e Caíque França, atento, fez a defesa com o pé. Já aos 46, Pimentinha passou como quis por Júnior Tavares e bateu firme, para mais uma defesa de Caíque França.

Boas oportunidades, mas nada de gols

Animado pelo bom primeiro tempo, o Sampaio Corrêa intensificou a pressão no começo da segunda etapa. Venicius Cascais, aos cinco minutos, foi lançado na grande área, tentou a finalização de voleio e quase abriu o placar para o Tubarão. Aos nove, Pimentinha cruzou a bola para trás, Marcinho não conseguiu pegar em cheio, e a bola sobrou para Vinícius Alves, que chutou cruzado e viu a defesa da Ponte Preta afastar o perigo.

Depois das primeiras finalizações, o Sampaio Corrêa voltou a encontrar dificuldades para passar pela marcação da Ponte Preta. Com a defesa dando conta do recado, a equipe campineira deu um grande susto na Bolívia Querida aos 30 minutos: após cobrança de escanteio de Cássio Gabriel, a bola passou por Luiz Daniel, e Pablo Dyego, sozinho na primeira trave, cabeceou para fora. Em seguida, aos 32, o Sampaio tentou a resposta imediata com Venícius Cascais, que tentou desviar um cruzamento de Neto Paraíba e não alcançou a bola.

Na reta final da partida, o Sampaio Corrêa foi todo ao ataque em busca do gol da vitória. Aos 36 minutos, Marcinho cobrou falta com categoria, e Caíque França voou no canto esquerdo para espalmar a bola. Com o time quase todo no ataque, o Tricolor deu espaços, e a Ponte Preta quase aproveitou: Pablo Dyego, aos 40, foi lançado em profundidade e conseguiu o desvio para o gol, mas Luiz Daniel se esticou todo para fazer a defesa. O Sampaio ainda teve uma última chance aos 46, mas o chute forte de Bill foi travado pela marcação da Ponte Preta, e o placar permaneceu zerado no Castelão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateus Pivô, Gabriel Furtado, Gustavo Henrique e Vitinho; Maurício, Neto Paraíba (Rodrigo Souza), Eloir (Venicius Cascais) e Marcinho (Rafael Vila); Pimentinha e Vinícius Alves (Bill). Treinador: Márcio Fernandes

PONTE PRETA: Caíque França; Luiz Felipe, Edson (Thomás Kayck), Mateus Silva e Junior Tavares; Léo Naldi (Ramon Carvalho), Felipe Amaral, Filipinho e Matheus Jesus (Cássio Gabriel); Dudu (Gui Pira) e Pablo Dyego. Treinador: Felipe Moreira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.