Beach Soccer

Sampaio Corrêa conhece rivais na fase de grupos da Libertadores de Beach Soccer

Bolívia Querida busca inédito título continental entre os dias 18 e 25 de junho, em Iquique (Chile).

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 06/06/2023 às 23h41
O Sampaio Corrêa vai disputar a Libertadores de Beach Soccer pela terceira vez. (Raphael Barbosa / NB Photopress)

LUQUE (PARAGUAI) - O Departamento de Competições da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) realizou, na tarde desta segunda-feira (8), o sorteio dos grupos da Copa Libertadores de Beach Soccer 2022, que será disputada entre os dias 18 e 25 de junho, em Iquique (Chile) e contará com a participação de 12 equipes dos 10 países integrantes da instituição continental. Atual campeão do Brasileirão da modalidade e do Circuito Brasil, o Sampaio Corrêa será o representante maranhense na Libertadores, que foi cancelada em 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19 e teve a edição de 2022 remanejada para 2023.

Cabeça de chave no sorteio da Conmebol por causa da liderança do Brasil no ranking continental de beach soccer, o Sampaio Corrêa ficou no Grupo B da Libertadores, tendo como primeiros rivais o Acassuso, da Argentina, a Academia Tito Drago, do Peru, e o Playas, do Equador. A Bolívia Querida enfrentará as três equipes em turno único, com jogos marcados para a Arena da Playa Cavancha, em Iquique.

Essa será a terceira participação do Sampaio Corrêa na Copa Libertadores de Beach Soccer. No torneio de 2017, em Lambaré, no Paraguai, a Bolívia Querida foi eliminada pelo Garden Club (Paraguai) nas quartas de final e garantiu a quinta colocação após duas vitórias no torneio de consolação. Já em 2018, no Rio de Janeiro, o Sampaio perdeu nos pênaltis para o Vitória nas semifinais e venceu a disputa pelo terceiro lugar contra o Acasusso, da Argentina.

Regulamento

Os 12 clubes participantes da Libertadores de Beach Soccer foram divididos em três grupos de quatro equipes cada. Os dois melhores times de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam às quartas de final. Além do mata-mata pelo título, a Libertadores contará uma disputa do 5º ao 12º lugar, com os clubes que forem eliminados antes das semifinais.

Histórico

Criada em 2016, a Copa Libertadores de Beach Soccer sempre teve campeões brasileiros, com destaque para os três títulos do Vasco em 2016, 2017 e 2019. O Cruz-maltino também chegou à decisão em 2018, mas a final foi vencida pelo Vitória. Em 2020 e 2021, a Libertadores seria disputada em Rosário, na Argentina, mas as duas edições foram canceladas por causa da pandemia da Covid-19.

Confira os grupos da Copa Libertadores de Beach Soccer 2022:

Grupo A: Vasco, Presidente Hayes (PAR), Enabolco (BOL) e Unión Morro (CHI)

Grupo B: Sampaio Corrêa, Acassuso (ARG), Academia Tito Drago (PER) e Playas (EQU) 

Grupo C: Alto Hospicio (CHI), Real Academia San Antonio (VEN), Utrahuilca (COL) e Malvín (URU)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.