Copa do Nordeste

Em despedida do Nordestão, Sampaio Corrêa empata fora de casa com o Sergipe

Tricolor abriu dois gols de vantagem, mas o Gipão evitou a derrota no segundo tempo.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 23/03/2023 às 01h24
Sergipe e Sampaio Corrêa se enfrentaram na Arena Batistão. (Antônio Soares / CS Sergipe)

ARACAJU - Sem chances de classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa se despediu da competição regional na noite desta quarta-feira (22), diante do Sergipe, na Arena Batistão, em partida válida pela oitava e última rodada da fase de grupos da competição regional. Disposto a garantir uma vitória em seu ato final no Nordestão e deixar uma boa impressão no jogo que antecede a celebração de seu centenário, o Tricolor lutou bastante e até abriu dois gols de vantagem, entretanto, o Gipão reagiu no segundo tempo e garantiu o empate por 2 a 2 em Aracaju, para frustração da equipe maranhense.

Apostando em uma formação ultraofensiva, o Sampaio Corrêa impôs dificuldades ao Sergipe e mostrou eficiência no primeiro tempo. Aos 32 minutos, Vinícius Alves aproveitou cobrança de escanteio, cabeceou firme e abriu o placar para a Bolívia Querida. Precisando da virada para avançar às quartas de final da Copa do Nordeste sem depender de outros resultados, o Sergipe melhorou na volta do intervalo, porém, o Sampaio ampliou a vantagem aos 21 minutos, com Matheus Martins, que tabelou com Patrick e bateu na saída do goleiro Dida. No prejuízo, o Gipão se lançou todo ao ataque depois do segundo gol da Bolívia Querida e teve sua iniciativa premiada: Ronan, com gols aos 25 e 31 minutos, salvou a equipe alvirrubra da derrota em casa e deu uma ducha de água fria no Tricolor.

Mesmo sem a vitória em casa, o Sergipe teve motivos para comemorar na rodada decisiva da Copa do Nordeste. Beneficiado pela goleada sofrida pelo Santa Cruz diante do Fortaleza, o Gipão ficou em quarto lugar no Grupo B da competição regional, com 11 pontos, e garantiu classificação para as quartas de final. Já o Sampaio Corrêa, que conquistou nove pontos em oito partidas, se despede do Nordestão com a quinta colocação do Grupo A.

Antes de pensar nas quartas de final da Copa do Nordeste, onde enfrentará o Ceará em jogo único fora de casa, o Sergipe terá pela frente as semifinais do Campeonato Sergipano: o duelo de ida contra Falcon ou Itabaiana será na próxima quarta-feira (29). O Sampaio Corrêa, por sua vez, entra em um período de intertemporada e só volta a campo no dia 15 de abril, diante do Atlético-GO, no Estádio Castelão, pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro Série B.

O jogo

Apesar de não ter maiores objetivos na partida, o Sampaio Corrêa foi para cima do Sergipe assim que a bola começou a rolar na Arena Batistão e quase abriu o placar aos oito minutos: após cobrança de escanteio de Rafael Vila, o zagueiro Gabriel Furtado desviou de cabeça e tirou tinta da trave direita dos donos da casa. A resposta do Gipão ocorreu aos 29, com Augusto Potiguar, que cobrou escanteio direto para o gol e acertou o travessão de Luiz Daniel.

Pouco depois, aos 32 minutos, o Sampaio Corrêa conseguiu passar pela defesa do Sergipe. Após cobrança de escanteio, Vinícius Alves subiu mais que a zaga do Gipão e cabeceou firme, longe do alcance de Dida. Surpreendido pela iniciativa do Sampaio, o time do Sergipe apostou nos cruzamentos para a grande área em busca do empate antes do intervalo, porém, o Tricolor segurou a vantagem.

Na volta do intervalo, o Sergipe adotou uma postura mais agressiva, mas o Sampaio Corrêa, além de se fechar bem na defesa, ainda ameaçava nos contragolpes. Aos 21 minutos, Matheus Martins fez jogada individual pela ponta-esquerda, tabelou com Patrick Carvalho na entrada da grande área e bateu na saída do goleiro Dida. Pressionado, o Sergipe reagiu rápido e diminuiu o prejuízo aos 25: após cruzamento de Ian Barreto, Ronan contou com falha de Alyson para dominar a bola na grande área e finalizar no ângulo direito de Luiz Daniel.

Com o ânimo renovado na partida, o Sergipe não demorou a arrancar o empate contra o Sampaio Corrêa: após Abner ser derrubado por Wendell na grande área, Ronan cobrou pênalti com categoria, deslocando Luiz Daniel, e deixou tudo igual aos 31 minutos. O Gipão ainda teve a chance da virada aos 51, mas Luiz Daniel, atento, rebateu uma cabeçada de Flávio Torres, que subiu sozinho na grande área após cruzamento de Augusto Potiguar. 

FICHA TÉCNICA

SERGIPE: Dida; Augusto Potiguar, Alisson, André Penalva e Miguel (Índio); Diego Aragão, Wescley (Flávio Torres), Jalysson (Ian Barreto) e Pedro Henrique (Fabiano); Ronan e Afonso (Abner). Treinador: Rafael Jacques

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateus Pivô, Gabriel Furtado (Felipe Cauã), Pedro Carrerette e Alyson (Pará); Luiz Otávio, Vitinho (Roney) e Rafael Vila; Matheus Martins, Venicius Cascais (Patrick Carvalho) e Vinícius Alves (Wendell). Treinador: Evaristo Piza

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.