SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa voltou a campo pela Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (22), diante do CSA, no Estádio Castelão, em duelo válido pela quinta rodada da fase de grupos da competição regional. Precisando de uma vitória em casa para se consolidar no G4 do Grupo A do Nordestão e se aproximar da classificação para as quartas de final, o Tubarão até começou bem o jogo e deu esperanças à torcida tricolor, porém, o Azulão reagiu no segundo tempo, arrancou o empate por 1 a 1 em São Luís e frustrou os planos da equipe maranhense.
Embalado pela vitória e pela grande atuação diante do Náutico, em seu compromisso anterior na Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa fez um bom primeiro tempo diante do CSA, que se resumiu a jogar no campo de defesa e explorar alguns contragolpes. Confiante, o Tricolor abriu o placar aos 31 minutos, com Rafael Furtado, que aproveitou sobra de bola na grande área após cobrança de falta de Pará e bateu firme para o gol. Na etapa final, o Sampaio até tentou manter o ritmo, entretanto, o CSA melhorou na partida, equilibrou as ações e buscou o empate em finalização de João Felipe, aos 21 minutos. Depois disso, o Azulão se fechou de vez, frustrando as tentativas da Bolívia Querida de garantir a vitória diante de seu torcedor.
Com o empate no Castelão, o Sampaio Corrêa chegou aos sete pontos e permanece na terceira colocação do Grupo A da Copa do Nordeste. O Tricolor, porém, ainda pode deixar o G4 nesta rodada: para manter seu posto, o time maranhense depende de tropeços de Sport e Ferroviário. Já o CSA, que tem seis pontos, ocupa a quinta posição do Grupo B do Nordestão.
Após três jogos consecutivos pela Copa do Nordeste, Sampaio Corrêa e CSA voltam as suas atenções para os respectivos Estaduais. Enquanto o Tricolor enfrenta o Maranhão Atlético na tarde deste sábado (25), às 17h, no Estádio Castelão, pela última rodada da fase de grupos do returno do Campeonato Maranhense, o Azulão terá pela frente o Coruripe na tarde deste domingo (26), às 16h, no Estádio Gérson Amaral, em duelo da última rodada da primeira fase do Campeonato Alagoano.
Os próximos compromissos de Sampaio Corrêa e CSA na Copa do Nordeste estão marcados para o primeiro final de semana de março. A Bolívia Querida joga contra o Santa Cruz na noite do próximo domingo (5), às 18h30, no Estádio do Arruda, no Recife, e o Azulão terá um clássico contra o CRB no próximo sábado (4), às 17h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
O jogo
Atuando em casa e encarando um CSA recuado, o Sampaio Corrêa foi ao ataque no início da partida no Castelão, porém, encontrou poucos espaços para pressionar o Azulão. A primeira grande finalização da Bolívia Querida ocorreu aos 13 minutos: após ser lançado na ponta-direita, Pimentinha passou por dois marcadores e bateu cruzado, obrigando Dalberson a fazer uma grande defesa.
Com maior posse de bola e linhas avançadas, a equipe do Sampaio Corrêa tentou manter o ritmo no campo de ataque, porém, o CSA fechou bem os espaços e ainda assustou nos contragolpes. Aos 16 minutos, Rodriguinho recebeu lançamento em profundidade, invadiu a área e foi travado por Gabriel Furtado no momento da finalização. Já aos 26, Ruan fez o cruzamento na grande área, e Rodriguinho não conseguiu o desvio para o gol.
No momento em que o CSA conseguiu equilibrar o jogo, o Sampaio Corrêa conseguiu abrir o placar no Castelão. Aos 31 minutos, Pará cobrou falta na entrada da grande área, a bola bateu na barreira e caiu nos pés de Rafael Furtado, que estava completamente livre e finalizou para o gol vazio. Mais tranquilo com a vantagem, o Tricolor ainda desperdiçou duas boas oportunidades de marcar o segundo gol: Emerson Souza, aos 37, quase acertou um belo chute de longa distância, que saiu pela linha de fundo, e Pimentinha, aos 43, tentou o chute colocado na grande área e quase acertou o ângulo direito de Dalberson.
CSA reage, e Sampaio deixa escapar vitória em casa
Animado pelo ótimo desempenho na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa voltou com tudo para o segundo tempo. Logo aos sete minutos, Pimentinha recebeu passe de Venicius, driblou dois zagueiros e bateu forte, por cima do gol. Depois de segurar a pressão inicial da Bolívia Querida, o CSA também se arriscou no ataque: Ruan, aos 18 minutos, foi lançado por João Felipe e ficou cara a cara com Luiz Daniel, mas chutou para fora.
Com dificuldades para trocar passes e criar jogadas, o Sampaio Corrêa viu o CSA crescer na partida, principalmente com avanços pelas pontas. Em uma dessas tentativas, aos 21 minutos, o Azulão conseguiu o empate: após receber passe de Tomas Bastos na grande área, João Felipe bateu colocado, de primeira, e acertou o canto direito de Luiz Daniel.
Satisfeito com o empate, o CSA voltou ao campo de defesa, e o Sampaio Corrêa voltou a levar perigo. Gabriel Furtado, aos 28, avançou com a bola, experimentou de longe, e Dalberson, atento, segurou firme. Já aos 37, Maurício foi lançado por Vitinho na grande área, desviou de cabeça, e a bola tirou tinta da trave direita do Azulão. Por fim, aos 39, Vitinho encontrou espaço e chutou forte, mas Dalberson, com mais uma defesa difícil, decretou o empate no Castelão.
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateus Ludke, Pedro Carrerette, Gabriel Furtado e Pará (Vitinho); Emerson Souza, Nadson (Maurício) e Rafael Vila (Eloir); Pimentinha, Gabriel Silva (Matheus Martins) e Rafael Furtado (Venicius). Treinador: Felipe Conceição
CSA: Dalberson; Everton Silva (Celsinho), Paulo César, Xandão e Jonathan (João Felipe); William Oliveira (Almir Luan), Bruno Matias e Kaio Nunes; Ruan (Jean Carlo), Pará e Rodriguinho (Tomas Bastos). Treinador: Bebeto Moraes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.