Futebol Maranhense

Sampaio Corrêa contrata atacante que cumpriu pena por violência contra a mulher

Wesley Pionteck foi condenado a um ano e quatro meses pelo crime, ocorrido em 2019; contratação repercutiu nas redes sociais.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h08
Wesley Pionteck, atacante do Sampaio Corrêa. (Foto: Divulgação / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Em meio aos preparativos para a final do primeiro turno do Campeonato Maranhense, diante do rival Moto Club, o Sampaio Corrêa anunciou uma contratação polêmica na noite desta quinta-feira (10): trata-se do atacante Wesley Pionteck, de 25 anos, que cumpriu pena de um ano e quatro meses em regime aberto por lesão corporal contra a sua então namorada, após condenação em outubro de 2019.

A agressão pela qual Wesley Pionteck foi condenado ocorreu em janeiro de 2019, em Sales Oliveira (SP), quando o atacante defendia o Santos, emprestado pelo Botafogo-SP. De acordo com o processo, Wesley causou lesões corporais graves na então namorada e a ameaçou. Além de relatar que sofreu violência física e psicológica desde o começo do relacionamento, que durou dois anos, a mulher confirmou que, na noite do crime, o atleta a golpeou com uma faca.

Os policiais militares que atenderam a ocorrência confirmaram que a namorada de Wesley Pionteck estava ensanguentada e interrogaram o atleta, que disse ter "perdido a cabeça" por ciúme. Indiciado por violência doméstica, lesão corporal e ameaça, Wesley chegou a ser preso em flagrante e levado para a cadeia pública de São Joaquim da Barra (SP), mas foi liberado após pagar fiança.

Wesley Pionteck deu continuidade à carreira no futebol depois da condenação: na ocasião, o atacante foi autorizado a trabalhar, treinar e jogar, mas tendo que informar todos os deslocamentos à Justiça. Após passagens por Red Bull Bragantino e Botafogo-SP entre 2019 e 2020, Wesley defendeu o Vitória no Campeonato Brasileiro Série B de 2021 e iniciou a temporada de 2022 no Água Santa.

A condenação de Wesley Pionteck por violência contra a mulher, entretanto, não passou despercebida por torcedores de dois clubes. O Paraná, em novembro de 2020, e o Juventude, em fevereiro de 2021, encaminharam a contratação do atacante, mas desistiram da negociação após repercussão negativa nas redes sociais. Já no Vitória, Wesley também foi alvo de críticas da torcida, mas recebeu apoio do então presidente do clube, Paulo Carneiro. "Se tiver que contratar um jogador nessas condições, e ele já cumpriu sua pena, ele não pode estar na sociedade? Por que, se a Justiça já deu a ele essa condição? É você que vai fazer justiça?", afirmou.

Na página oficial do Sampaio Corrêa no Instagram, alguns torcedores já se manifestaram contra a chegada de Wesley Pionteck, relembrando o caso de violência contra a mulher. Em um dos comentários, um torcedor ironizou o fato de que a Bolívia Querida contratou um condenado por agressão contra a então namorada na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O Sampaio ainda não se manifestou sobre as críticas.

Torcedores do Sampaio Corrêa criticaram a contratação de Wesley Pionteck. (Foto: Reprodução / Instagram)

Dentro de campo, Wesley Pionteck não vive um bom momento: depois de disputar 15 partidas pelo Vitória em 2021 e não marcar gols, o agora atacante do Sampaio Corrêa teve que lidar com um novo jejum em seis partidas do Água Santa no Campeonato Paulista. O último jogo de Wesley pelo Netuno foi em 17 de fevereiro, na derrota por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino.

Ainda sem data certa para contar com Wesley Pionteck, o Sampaio Corrêa decidirá o título do primeiro turno do Campeonato Maranhense na noite deste sábado (12), às 18h, diante do Moto Club, no Estádio Castelão, com transmissão ao vivo e cobertura completa do Imirante Esporte. O vencedor fica com o troféu, enquanto o empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.