Série B

Sampaio Corrêa encerra jejum, vence o Paraná e ainda sonha com acesso

Tricolor voltou a vencer após oito rodadas e está a quatro pontos do G4 da Segundona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Após oito jogos sem vitórias, o Sampaio Corrêa derrotou o Paraná no Castelão. (Lucas Almeida / L17 Comunicação / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Depois de muita expectativa da torcida tricolor, o Sampaio Corrêa encerrou, na noite desta sexta-feira (15), o seu pior momento no Campeonato Brasileiro Série B. Após uma série de oito jogos que pareceram uma eternidade, ainda mais para quem estava forte na briga pelo G4 da Segundona, a Bolívia Querida fez as pazes com a vitória: em duelo válido pela 35ª rodada da competição nacional e disputado no Estádio Castelão, o Sampaio bateu o Paraná por 2 a 1 e mantém, ainda que remotas, as chances de acesso para a Primeira Divisão em 2021.

Desgastado fisicamente por causa da sequência de jogos e lidando com a pressão pelo fim do jejum de vitórias na Série B, o Sampaio Corrêa foi pressionado pelo Paraná no primeiro tempo, mas se segurou bem na defesa e mostrou eficiência no ataque: aos 14 minutos, Eloir foi lançado em profundidade e serviu Jackson, que abriu o placar no Castelão. Na etapa final, a Bolívia Querida aproveitou um erro da defesa do Paraná para ampliar aos 18 minutos, em bela finalização de Marcinho, por cima do goleiro Renan. O Paraná ainda descontou o prejuízo aos 20, com Bruno Lopes, mas não foi o suficiente para impedir o triunfo da equipe maranhense.

A vitória no Castelão fez o Sampaio Corrêa pular para a sétima colocação da Série B, com 48 pontos, quatro a menos que CSA e Juventude, que dividem o quarto lugar. Para ainda ter boas chances de acesso, o Tricolor precisa torcer por tropeços da dupla, que ainda joga nesta rodada: o CSA recebe o Avaí no Rei Pelé, e o Juventude encara o Cruzeiro no Alfredo Jaconi. Já o Paraná, com 36 pontos, está na 18ª posição da Segundona, em situação delicada na luta contra o rebaixamento.

O próximo compromisso do Sampaio Corrêa na Série B será disputado na noite desta terça-feira (19), às 19h15, diante do Confiança, na Arena Batistão, em Aracaju. A partida terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Também nesta terça, mas às 21h30, o Paraná recebe o Cuiabá no Estádio Durival Britto, em Curitiba.

O jogo

Jogando em casa, o Sampaio Corrêa tentou dominar as ações, mas sofreu com a forte marcação do Paraná na saída de bola. Empolgado, o time paranista teve uma boa chance de abrir o placar aos 11 minutos: após bela jogada individual de Thiago Alves, a bola sobrou para Bruno Lopes, que chutou torto, para fora. A resposta do Sampaio foi rápida e precisa, aos 14 minutos, com Jackson recebendo passe na medida de Eloir e balançando as redes pela Bolívia Querida.

Mesmo com o gol sofrido, o Paraná manteve a pressão no campo de ataque e forçando o Sampaio Corrêa a se defender da maneira que podia. Aos 22 minutos, Bruno Lopes recebeu cruzamento de Karl, cabeceou firme, e Gustavo fez grande defesa. No lance seguinte, Fabrício subiu sozinho na grande área após cobrança de escanteio, e a bola passou perto do travessão. Já aos 27, foi a vez de Gabriel Pires arriscar o chute, e Gustavo, atento, espalmou para o lado.

Como o Sampaio Corrêa não pressionava, o Paraná manteve suas linhas avançadas em busca do empate no Castelão, porém, sem sucesso. Higor Meritão, aos 29 minutos, tentou de fora da área, e a bola saiu pela linha de fundo. O Sampaio só voltaria a atacar com perigo aos 37, com Jackson sendo lançado pela esquerda, cortando para o meio e chutando forte para fora.

Eficiente, Sampaio segura pressão do Paraná e garante vitória

Depois de uma etapa inicial em vantagem, mesmo com uma atuação abaixo das expectativas, o Sampaio Corrêa equilibrou as ações no início do segundo tempo, mas o Paraná continuou chegando com perigo. Fabrício, aos 11 minutos, cobrou falta com categoria, e Gustavo, mais uma vez, salvou o Tubarão. Contando com grande atuação de seu goleiro, o Sampaio encaminhou a vitória aos 18 minutos: após desarmar Gabriel Pires no meio-campo, Marcinho finalizou com estilo, por cima de Renan, e ampliou a vantagem do Tubarão.

A euforia do Sampaio Corrêa, entretanto, durou pouco tempo. Já aos 20 minutos, Karl cobrou falta, Bruno Lopes fez o desvio e descontou o prejuízo para o Paraná. O lance não abateu o Tubarão, que manteve a estratégia de esperar os erros da defesa paranista e quase marcou o terceiro aos 27 minutos, com Diego Tavares, em contragolpe que terminou em finalização para fora.

Desesperado, mas sem forças para reagir, o Paraná se resumiu ao jogo aéreo nos minutos finais de partida no Castelão, e a defesa do Sampaio Corrêa, bem posicionada, não correu maior perigo. Já aos 49, Diego Tavares teve nova oportunidade de matar o jogo pelo Sampaio e chutou em cima da zaga paranista. O lance, porém, não fez falta, e o Sampaio voltou a celebrar uma vitória na Série B.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Gustavo; Luis Gustavo (Paulo Sérgio), Joécio, Daniel Felipe e Marlon (Eloir); André Luiz, Vinicius Kiss (Léo Costa) e Marcinho (Dione); Pimentinha (Diego Tavares), Roney e Jackson. Treinador: Léo Condé

PARANÁ: Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício (Salazar) e Jean; Karl, Kazu (Juninho), Higor Meritão (Renan Bressan) e Thiago Alves; Gabriel Pires (Guilherme Biteco) e Bruno Lopes (Bruno Gomes). Treinador: Márcio Coelho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.