Série B

Com golaço de Edgar, Sampaio Corrêa vence Criciúma e encerra jejum na Série B

Diante da equipe catarinense, o Tubarão conquistou a sua primeira vitória na Segundona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Edgar comemora: com um golaço de seu artilheiro na temporada, o Sampaio Corrêa venceu o Criciúma e encerrou o jejum na Série B. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS - Depois de sete jogos sem resultados positivos, o Sampaio Corrêa finalmente mostrou poder de reação e conquistou, na noite desta sexta-feira (10), a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro Série B. Jogando ao lado de sua torcida, no Estádio Castelão, a Bolívia Querida não fez uma atuação incontestável, mas mostrou muita solidez na defesa e derrotou o Criciúma por 1 a 0.

Leia mais

Xô, zica! Veja o gol da primeira vitória do Sampaio na Série B

Wagner Lopes destaca esforço e evolução do Sampaio Corrêa

Vitória alivia, mas Rodrigo Ramos avisa: ''temos que melhorar''

Confira como foi a transmissão minuto a minuto de Sampaio x Criciúma

O jejum de vitórias do Sampaio Corrêa foi encerrado com uma obra-prima do atacante Edgar: artilheiro da Bolívia Querida na temporada, Edgol recebeu passe de Rafael Estevam na entrada da grande área, aos 35 minutos do primeiro tempo, e colocou a bola no ângulo esquerdo de Luiz. Na etapa final, o Criciúma esboçou uma pressão, mas esbarrou na grande atuação da defesa do Bolivão.

Com a primeira vitória no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa chegou aos quatro pontos e subiu para a 19ª colocação, deixando o Tupi na última posição da competição nacional. O Criciúma, que tinha a chance de entrar no G4 nesta rodada, segue na quinta posição, com 13 pontos em oito jogos.

As duas equipes voltam a jogar pela Série B nesta terça-feira (14), quando será realizada a nona rodada da competição nacional. Enquanto o Criciúma recebe o Bahia no Heriberto Hulse, o Sampaio Corrêa enfrenta o Vila Nova, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, em confronto que começa às 19h15 e terá transmissão minuto a minuto do Imirante Esporte.

O jogo

Mesmo precisando desesperadamente da vitória, o Sampaio Corrêa não se lançou ao ataque nos primeiros minutos e tentou valorizar a posse de bola, mesmo com a marcação adiantada do Criciúma. Os catarinenses, por sua vez, tentavam explorar os contragolpes, principalmente pela lateral, mas o Bolivão, bem posicionado, não dava espaços para as manobras ofensivas do Tigre. Com as defesas anulando os ataques, a primeira grande finalização do jogo só saiu aos 19 minutos, com Max, mas o goleiro Luiz salvou o Criciúma.

O Sampaio Corrêa fez uma boa partida contra os catarinenses. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Como o Sampaio Corrêa não conseguia pressionar, o Criciúma começou a avançar suas linhas e esboçou uma pressão no Castelão. Aos 26 minutos, o lateral Niltinho recebeu na entrada da área e chutou forte, tirando tinta da trave de Rodrigo Ramos. Mesmo com a ameaça do Criciúma, o Sampaio não se desesperou e foi premiado com um belo gol: aos 35 minutos, Edgar recebeu na entrada da grande área e chutou colocado, no ângulo esquerdo de Luiz. Satisfeito com a vantagem, o Tricolor apenas administrou a posse de bola nos minutos finais do primeiro tempo, enquanto o Criciúma tentou algumas jogadas de ataque, sem sucesso.

Criciúma pressiona, mas Sampaio Corrêa garante a vitória

Assim que começou a etapa final, o Criciúma deixou claro que lutaria até o final pela virada e pela vaga no G4, enquanto o Sampaio Corrêa, apoiado na boa exibição do setor defensivo e no talento de Edgar, iria explorar os contragolpes. Logo aos três minutos, Roberto tentou de cabeça, após raro erro da defesa tricolor, mas Rodrigo Ramos, atento, fez boa defesa. Pouco depois, aos oito, o zagueiro Nathan aproveitou cobrança de escanteio de Alex Maranhão e cabeceou firme, mas para fora.

O Criciúma sofreu com a marcação do Sampaio. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

O Criciúma voltou a assustar o Sampaio Corrêa aos 15 minutos: Alex Maranhão cobrou falta e quase acertou o ângulo esquerdo de Rodrigo Ramos. O Tricolor, ainda na expectativa de responder no contragolpe, quase ampliou a vantagem aos 20 minutos: Pimentinha, que tinha acabado de entrar, lançou Max, que ganhou a disputa com Raphael Silva, mas bateu para fora.

Pimentinha entrou no segundo tempo. (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Com o passar do tempo, a pressão do Criciúma diminuía, enquanto o Sampaio Corrêa seguia com a sua postura, valorizando a posse de bola e apostando em uma transição rápida da defesa para o ataque. A última grande oportunidade dos catarinenses surgiu aos 40 minutos: após cruzamento de Ezequiel, Hélio Paraíba conseguiu o desvio de cabeça, mas Rodrigo Ramos, bem colocado, conseguiu a defesa e garantiu a dramática vitória do Sampaio, a primeira nesta Série B.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Eder Sciola, Wagner, Luiz Otávio e Rafael Estevam; Renan Ribeiro, Léo Gago, Diego Lorenzi e Daniel Barros (Pimentinha); Edgar (Léo Rodrigues) e Max (William Paulista). T: Wagner Lopes

CRICIÚMA: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathan e Niltinho (Hélio Paraíba); João Afonso, Ricardinho, Juninho (Alex Maranhão) e Elvis (Gabriel Leite); Roberto e Gustavo. T: Roberto Cavalo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.