Série B

Apagado, Sampaio Corrêa é goleado pelo Botafogo no Engenhão

O Tricolor desperdiçou boas chances e sofreu sua pior derrota na Segundona.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
Luis Henrique comemora e Moisés lamenta: com grande atuação do atacante de 17 anos, o Botafogo goleou o Sampaio Corrêa. (Foto: Vitor Silva / SSPress)

RIO DE JANEIRO – Em um dos jogos mais aguardados da temporada, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa vivia a expectativa de conquistar uma importante vitória fora de casa, no Estádio Nílton Santos, se recuperar na tabela da Segundona e fazer história diante do Botafogo. De fato, a noite desta sexta-feira (3) teve um resultado histórico para o Tricolor, mas de maneira negativa: mesmo com uma boa atuação nos primeiros 30 minutos de jogo, a Bolívia Querida não conseguiu manter o ritmo e foi massacrado pelo Glorioso, que venceu por 5 a 0 e recuperou a liderança da competição nacional.

Com apenas 17 anos e fazendo a sua estreia no profissional, o atacante Luis Henrique precisou de apenas seis minutos para justificar a aposta do técnico Renê Simões e balançar as redes no Engenhão, aproveitando cruzamento de Rodrigo Pimpão. Aos 37 minutos, a jovem promessa do Glorioso anotou o seu segundo gol, após grande jogada de Tomas. Ainda no primeiro tempo, Rodrigo Pimpão cobrou pênalti e ampliou a vantagem. Na etapa final, Rodrigo Pimpão fez o quarto gol e Thiago Carleto, também de pênalti, definiu o passeio alvinegro no Engenhão.

Depois de duas partidas sem vitória, o Botafogo se recuperou na Série B, chegou aos 22 pontos e recuperou a primeira posição, que era ocupada pelo Paysandu. O Sampaio Corrêa, que chegou ao terceiro tropeço seguido, permanece com 15 pontos e na oitava colocação, mas deve cair algumas posições no final da rodada.

As duas equipes voltam a jogar na terça-feira (7), quando será realizada a 11ª rodada da Série B. Após dois confrontos como visitante, o Sampaio Corrêa volta aos braços de sua torcida, no Estádio Castelão, onde receberá o Luverdense, em partida que terá início às 19h30 e terá transmissão minuto a minuto do Imirante Esporte. Pouco depois, às 21h50, o Botafogo enfrenta o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza.

O jogo

Motivado, o Sampaio Corrêa não se intimidou com o Engenhão e com o favoritismo do Botafogo: com marcação forte no meio-campo, o Tricolor foi o responsável pelas primeiras finalizações do jogo, com Willian Simões e Pimentinha. Porém, os donos da casa precisaram de apenas uma oportunidade para abrir o placar, com a joia Luis Henrique, que aproveitou cruzamento de Rodrigo Pimpão, viu o goleiro Rodrigo adiantado e cabeceou para as redes, aos seis minutos. Apesar da resposta na saída de bola, com Douglas chutando por cima após cruzamento de Pimentinha, foi o Botafogo que teve a chance de marcar novamente: em contragolpe aos nove minutos, Rodrigo Pimpão bateu forte, tirando tinta da trave esquerda de Rodrigo.

Com mais posse de bola, um meio de campo atento e espaço no campo de defesa do Botafogo, o Sampaio Corrêa teve boas oportunidades de empate, principalmente em chutes da entrada da área. Nadson, aos 23 minutos, arriscou de longe, mas a bola desviou na defesa adversária. Pouco depois, Douglas teve duas tentativas, mas esbarrou em Jefferson, que fez defesas tranquilas.

Continua após a publicidade..

Pimentinha conseguiu boas jogadas no primeiro tempo, mas caiu de produção junto com o time. (Foto: Vitor Silva /SSPress)

Depois de esboçar uma pressão, o Sampaio demonstrou cansaço, mas ainda teve a grande chance de empatar a partida: aos 35 minutos, a zaga do Botafogo se atrapalhou e a bola sobrou para Douglas, livre na grande área, mas o atacante chutou para fora. Dois minutos depois, o castigo: após jogada de Tomas, Luis Henrique marcou o seu segundo gol na partida. Aos 44 minutos, Luiz Otávio desviou um cruzamento com a mão, na grande área e a arbitragem marcou pênalti, que foi bem cobrado por Rodrigo Pimpão.

Botafogo confirma goleada

Com grande desvantagem no placar, o técnico Léo Condé apostou na entrada de Alex Maranhão no intervalo e o meio-campista quase descontou para o Sampaio, aos três minutos, em finalização de fora da área. O Botafogo, com a vitória encaminhada, manteve a estratégia do primeiro tempo, se fechando na defesa e esperando a chance de ampliar o triunfo, mas não conseguiu criar boas chances nos primeiros 15 minutos.

Willian Simões cometeu pênalti em Lulinha no segundo tempo, enquanto Rodrigo Pimpão marcou dois gols. (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Na base mais do desespero do que da organização, o Sampaio foi ao ataque e abriu os espaços que o Botafogo procurava. Aos 26 minutos, Luis Henrique recebeu cruzamento e chutou, para defesa de Rodrigo, mas a bola sobrou limpa para Rodrigo Pimpão, que driblou o camisa 1 e desviou para as redes. Cinco minutos depois, o Glorioso anotou mais um: após pênalti de Willian Simões em Lulinha, Carleto foi para a cobrança e não titubeou. Depois disso, o Botafogo apenas ouviu os gritos de ‘olé’ da torcida e o Sampaio esperou o tempo passar, ao mesmo tempo em que lamentava uma goleada que não estava nos planos.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO: Jefferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas e Daniel Carvalho (Elvis); Rodrigo Pimpão (Lulinha) e Luís Henrique (Camacho). T: Renê Simões

SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo; Daniel Damião, Luiz Otávio, Edvânio e Willian Simões; Moisés, Diones, Nadson (Raí) e Válber (Alex Maranhão); Pimentinha (Vanger) e Douglas. T: Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.