SÃO LUÍS – Depois de uma primeira fase sem muito brilho e de uma classificação dramática para a final do Campeonato Maranhense, diante do rival Moto Club, o Sampaio Corrêa precisava dar uma resposta aos seus torcedores em um duelo decisivo. A oportunidade surgiu na noite deste domingo (26) e não foi desperdiçada: em plena decisão de Estadual e diante de um embalado Imperatriz, que defendia uma série de quatro vitórias seguidas e tinha melhor campanha na competição, o Tubarão aproveitou o apoio da torcida no Estádio Castelão e bateu o Cavalo de Aço por 2 a 1.
Precisando da vitória em casa, o Sampaio Corrêa precisou de apenas quatro minutos para furar o bloqueio do Imperatriz: após erro da defesa adversária, Válber aproveitou e fez o primeiro gol. A alegria do Tricolor, porém, durou muito pouco: em dois minutos, Júnior Chicão não desperdiçou a oportunidade e deixou tudo igual para o Cavalo de Aço. Na segunda etapa, o Sampaio Corrêa teve mais oportunidades e fez o gol da vitória aos 30 minutos, com o zagueiro Edvânio.
Com o resultado em São Luís, o Sampaio Corrêa inverte a vantagem na decisão e conquista o bicampeonato com um empate em Imperatriz. O Cavalo de Aço, por sua vez, precisa de uma vitória simples diante de sua torcida para faturar o segundo título de sua história. Por serem finalistas, os dois times estão confirmados nas Copas do Brasil e do Nordeste de 2016.
Antes de voltar a encarar o Imperatriz, pela segunda partida da final do Maranhense, o Sampaio Corrêa terá um dos compromissos mais importantes da temporada nesta quarta-feira (29), quando recebe o Palmeiras, no Estádio Castelão, pela segunda fase da Copa do Brasil. Sem competições nacionais neste primeiro semestre, o Imperatriz terá uma semana de treinamentos até o jogo decisivo contra o Tricolor, que será disputado no próximo sábado (2), às 19h15, no Estádio Frei Epifânio, com transmissão da rádio Mirante AM.
O jogo
Sem a vantagem dos dois empates, já que o Imperatriz encerrou a primeira fase em uma posição melhor, o Sampaio Corrêa esperava abrir uma boa vantagem no primeiro jogo da decisão do Estadual e pressionou o rival desde os primeiros segundos de partida. Daniel Damião teve a primeira chance aos três minutos, mas o Tricolor não teve tempo para lamentar: no ataque seguinte, Válber aproveitou o bate-rebate na defesa do Cavalo de Aço e mandou a bola para as redes. O Sampaio, porém, não contava com a rápida reação do Imperatriz, que empatou aos seis minutos, depois de Júnior Chicão aproveitar jogada de Clayton Carioca.
Com o jogo aberto e indefinido, o Sampaio Corrêa não tinha outra alternativa e seguia no ataque, diante de um Imperatriz atento e pronto para responder nos contragolpes. Aos 25 minutos, Diones aproveitou cobrança de escanteio de Willian Simões e cabeceou, para boa defesa de Jean. Grande surpresa na escalação do Bolivão, já que ainda se recuperava de uma torção no joelho, Robert quase deixou a sua marca aos 27 minutos, mas sem sucesso.
Na reta final do primeiro tempo, a pressão do Sampaio foi intensificada, mas as chances desperdiçadas continuavam. Curuca, aos 33 minutos, arriscou de longe e Jean defendeu, enquanto Rogério, aos 41 minutos, não aproveitou uma boa jogada de Pimentinha. Nos acréscimos, Rubens e Diego Valderrama tiveram a chance da virada pelo Imperatriz, mas falharam nas conclusões.
Edvânio garante a vitória do Sampaio
O técnico Oliveira Canindé aproveitou o intervalo para fazer uma substituição no meio-campo do Sampaio Corrêa, com a ideia de melhorar a produtividade no setor ofensivo. Entretanto, mesmo com a entrada de Cleitinho no lugar de Rogério, o Sampaio não conseguiu repetir a pressão do primeiro tempo. O Imperatriz, que esperava os erros do Tubarão para ter a chance da virada, sentiu dificuldades com Pimentinha, mas manteve o empate, com destaque para as intervenções seguras do goleiro Jean: aos 13 minutos, o camisa 1 do Colorado salvou a sua equipe em cabeçada do zagueiro Edvânio.
Depois de alguns minutos de equilíbrio, o Sampaio voltou ao ataque e Edvânio foi recompensado pela insistência: aos 30 minutos, Edvânio recebeu lançamento de Cleitinho e desviou de cabeça, sem chances para Jean. Satisfeito com a vitória, o Bolivão deu espaço e o Imperatriz quase aproveitou: aos 37 minutos, Otávio foi lançado na área, mas errou a cabeçada.
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA: Milton Raphael; Daniel Damião, Edvânio, Luiz Otávio e Willian Simões; Curuca, Diones, Rogério (Cleitinho) e Válber (Gil Mineiro); Pimentinha (Edgar) e Robert. T: Oliveira Canindé
IMPERATRIZ: Jean; Clayton Carioca (Júnior Tatu), André (Kelson), Clayton He-Man e Edson; Otávio, Gualberto, Fagundes e Diego Valderrama; Rubens e Júnior Chicão (Cris). T: Vinícius Saldanha
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.