Copa do Brasil

Maranhão garante dois classificados na Copa do Brasil

Pela primeira vez desde 2000, a segunda fase terá dois maranhenses.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Flora Dolores / O Estado)

SÃO LUÍS – Com a classificação dramática sobre o Boa Esporte, na noite desta quarta-feira (15), o Moto Club ajudou o futebol maranhense a estabelecer uma marca histórica na Copa do Brasil. Pela segunda vez desde 1999, quando passou a ter dois representantes na competição nacional, o Maranhão termina a primeira fase com todas as suas equipes classificadas. Antes do Papão, o Sampaio Corrêa confirmou a sua vaga com uma goleada sobre o Estrela do Norte.

A primeira vez que o Maranhão garantiu duas vagas na segunda fase foi em 2000, quando Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético foram os participantes no torneio, que contou com 69 equipes. Campeão maranhense de 1999, o Quadricolor encarou o Paysandu na primeira fase e garantiu a classificação com uma vitória por 1 a 0 em Belém e um empate em 1 a 1 no Castelão. O Tubarão, por sua vez, empatou dois jogos com o Ceará, mas avançou pelo critério de gols fora de casa (1 a 1 em Fortaleza, 0 a 0 em São Luís).

Naquela mesma edição, o Maranhão Atlético escreveu outra marca importante, ao eliminar o Fortaleza e garantir presença na terceira fase, único maranhense até hoje a chegar tão longe na Copa do Brasil. O MAC só seria eliminado pelo Fluminense, que confirmaria a classificação com uma goleada por 6 a 0 no Maracanã. O Sampaio Corrêa caiu na segunda fase, diante do América-RN.

Classificados, Moto Club e Sampaio Corrêa terão times paulistas como oponentes na segunda fase da Copa do Brasil. O Rubro-Negro encara a Ponte Preta, que eliminou o Vilhena (RO), enquanto a Bolívia Querida enfrenta o Palmeiras, equipe responsável por sua eliminação na última edição do torneio. Será a terceira participação do Moto na segunda fase, enquanto o Sampaio Corrêa avançou pela sétima vez. As datas e horários dos próximos jogos dos times maranhenses ainda aguardam definição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.