Estratégia!

Botafogo planeja logística para jogo na altitude pela Libertadores

Botafogo antecipa viagem à Bolívia para estreia na Libertadores em cidade a quase 4 mil metros, antes do jogo contra o Flamengo, pelo Carioca.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Botafogo antecipa viagem à Bolívia para estreia na Libertadores em cidade a quase 4 mil metros (Vitor Silva / Botafogo FR)

RIO DE JANEIRO - O Botafogo já iniciou o planejamento para enfrentar o Nacional Potosí, na próxima quarta-feira, pela fase preliminar da Libertadores, mesmo tendo pelas frente as quartas de final do Campeonato Carioca contra o Flamengo. A partida será disputada em Potosí, na Bolívia, a 3.967 metros de altitude, o que exige estratégia especial da comissão técnica.

Botafogo define estratégia para atuar na altitude

De acordo com o técnico Martín Anselmi, parte da delegação viajou antecipadamente para facilitar a adaptação às condições da altitude. A programação prevê que alguns atletas sigam para Sucre, capital da Bolívia, que fica a 2.790 metros acima do nível do mar.

A definição dos jogadores que viajarão antes será feita após avaliação no clássico contra o Fluminense. A tendência é que atletas mais jovens e com melhor condição física sejam escolhidos para a adaptação inicial.

— A partir de agora eu tenho que começar a pensar. A abordagem das viagens é muito complexa. Temos que viajar mais de três horas de carro para jogar na altitude. Alguns jogadores vão viajar hoje mesmo para a altitude para estarem prontos. Nós precisamos também de jogadores para jogar contra o Flamengo. Temos que pensar bem como vamos fazer, qual elenco vai ficar para jogar contra o Flamengo. Para mim, é uma partida importante. E depois vamos falar do planejamento da viagem para a altitude. Já estamos trabalhando nisso — revelou o argentino.

Logística semelhante a outros clubes brasileiros

O Botafogo deve repetir o planejamento adotado por Fortaleza e Boca Juniors em partidas disputadas em Potosí.

O esquema prevê:

  • Permanência da delegação em Sucre antes da partida;
  • Deslocamento para Potosí apenas no dia do jogo;
  • Viagem de aproximadamente três horas em veículo 4x4 até o estádio.

 

A estratégia busca reduzir os efeitos da altitude extrema e manter o elenco competitivo tanto na Libertadores quanto no Campeonato Carioca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.