Em um mês

Flamengo prioriza Brasileirão e Recopa em meio à maratona de jogos

Flamengo terá maratona de sete jogos em 27 dias e deve poupar atletas, priorizando Brasileirão e Recopa Sul-Americana.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Flamengo terá maratona de sete jogos em 27 dias e deve poupar atletas, priorizando Brasileirão e Recopa (Gilvan de Souza / CR Flamengo)

RIO DE JANEIRO - Classificado no último minuto para o mata-mata do Campeonato Carioca, o Flamengo enfrentará uma sequência intensa: serão sete partidas em até 27 dias. Apesar de buscar o tricampeonato estadual, o clube decidiu priorizar o Campeonato Brasileiro e a Recopa Sul-Americana, competições consideradas estratégicas pelo departamento de futebol.

Poupas e gestão física serão prioridade

O clássico contra o Botafogo, pelas quartas de final do Estadual, será neste domingo de Carnaval, no Nilton Santos. O Flamengo utilizará o elenco principal, mas jogadores que apresentarem desgaste físico serão preservados pelo técnico Filipe Luís.

A decisão se dá pelo calendário apertado:

Próximos compromissos do Flamengo

  • Amanhã: Vitória x Flamengo – Brasileirão, em Salvador
  • 19 de fevereiro: Lanús x Flamengo – Recopa Sul-Americana, em Buenos Aires
  • Quartas do Carioca: Botafogo x Flamengo – jogo único

 

A Ferj reforçou que os clubes precisam relacionar seus elencos principais e escalar ao menos sete titulares reconhecidos. Quem descumprir a determinação perderá a cota de participação — no caso do Flamengo, R$ 10 milhões.

Calendário apertado seria ainda pior com eliminação

A classificação no Campeonato Carioca evitou que o Flamengo tivesse um acréscimo de seis partidas no quadrangular contra o rebaixamento, que seria disputado pelos times eliminados na primeira fase.

Agora, o Rubro-Negro terá, no máximo:

  • 4 jogos, caso avance até a final do Estadual 
  • dispute a Taça Rio, torneio reservado aos eliminados nas quartas.

Objetivo é equilíbrio entre competições

Com a maratona e a necessidade de viajar para Salvador e Buenos Aires em curtíssimo intervalo, a comissão técnica entende que preservar atletas é fundamental para competir em alto nível no Brasileirão e na Recopa Sul-Americana, prioridades esportivas do clube neste início de temporada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.