Goleador

Maranhense vive fase artilheira no Grêmio e alcança marcas históricas na carreira

Maranhense Carlos Vinicius vive grande fase no Grêmio, soma 15 gols em 17 jogos, alcança 100 gols na carreira e registra números históricos.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 19/01/2026 às 13h04
Carlos Vinícius vive o melhor momento da carreira com a camisa do Grêmio (Arquivo pessoal)

PORTO ALEGRE – O atacante maranhense Carlos Vinicius vive um dos melhores momentos da carreira no Grêmio. Aos 30 anos, o jogador encerrou bem a temporada 2025 e manteve o alto rendimento neste início de ano, alcançando marcas expressivas com a camisa tricolor. Com o hat-trick na vitória sobre o São Luiz, no sábado (17), pelo Campeonato Gaúcho, o centroavante igualou o número de gols registrados em longos períodos de sua trajetória profissional e confirmou a rápida adaptação ao clube gaúcho.

VEJA MAIS 

Comparado a Luis Suárez, atacante maranhense é destaque no Grêmio

O bom momento do maranhense chama atenção não apenas pela quantidade de gols, mas também pela regularidade. Em 17 partidas disputadas pelo Grêmio, o atacante balançou as redes 15 vezes, sendo titular em 14 jogos, média próxima de um gol por partida.

Hat-tricks e números inéditos na carreira

O hat-trick diante do São Luiz foi o segundo de Carlos Vinícius com a camisa do Grêmio. O primeiro havia sido registrado na vitória sobre o Juventude, pelo Brasileirão de 2025. Antes disso, o atacante havia marcado três gols em uma mesma partida apenas duas vezes ao longo da carreira.

Apesar da experiência acumulada no futebol europeu, Carlos Vinícius nunca havia mantido uma sequência tão produtiva quanto a atual. Com os gols marcados no fim de semana, o jogador chegou à marca de 102 gols na carreira, sendo quase 15% anotados em sua breve passagem pelo Tricolor Gaúcho.

Hat-tricks de Carlos Vinícius na carreira:

Real SC (Portugal), em 2017

Tottenham (Inglaterra), em 2021

Grêmio, contra o Juventude (2025)

Grêmio, contra o São Luiz (2026)

Grêmio potencializa melhor fase de Carlos Vinícius

As temporadas mais artilheiras de Carlos Vinícius até então haviam sido registradas em Portugal. Pelo Real SC, marcou 20 gols em 39 jogos na temporada 2017/18. Na sequência, voltou a ter bom rendimento com 14 gols em 20 partidas, atingindo sua melhor média antes de chegar ao Grêmio.

O auge europeu ocorreu no Benfica, na temporada 2019/20, quando Carlos Vinícius marcou 24 gols em 47 jogos, desempenho que o levou ao Tottenham. Ainda assim, a atual passagem pelo Grêmio tem se destacado como uma das mais eficientes de toda a carreira.

Mesmo tendo chegado ao clube apenas na reta final de 2025, o atacante marcou 12 gols no ano passado, seu melhor desempenho desde os tempos de Benfica. Em 2026, os números seguem em ascensão, reforçando a importância do jogador no elenco gremista.

Reviravolta após período difícil na Europa

Antes de desembarcar em Porto Alegre, Carlos Vinícius atravessava um momento delicado. O último gol havia sido marcado em março de 2024, quando atuava pelo Galatasaray, clube no qual teve poucas oportunidades. No Fulham, sua participação foi ainda mais limitada, com apenas quatro partidas disputadas na última temporada europeia.

A chegada ao Grêmio representou uma reviravolta significativa. Com sequência de jogos, confiança da comissão técnica e apoio da torcida, Carlos Vinícius voltou a ser decisivo e recuperou o protagonismo dentro de campo.

Da zaga ao comando de ataque: a trajetória de Carlos Vinícius

Revelado nas categorias de base de Santos e Palmeiras, Carlos Vinícius iniciou a carreira como zagueiro. A mudança de posição aconteceu sob orientação do técnico Marcos Valadares, que o transformou em centroavante, decisão determinante para sua trajetória no futebol.

Antes de ganhar destaque internacional, passou por clubes como Caldense e Grêmio Anápolis. O salto na carreira veio no Real SC, de Portugal, onde marcou 19 gols em 37 jogos e despertou o interesse do Napoli. Contratado pelo clube italiano, acabou sendo emprestado ao Rio Ave e ao Monaco.

O ponto alto foi no Benfica, quando conquistou a Bola de Prata de artilheiro da Primeira Liga 2019/2020, com 18 gols. Depois disso, defendeu Tottenham, PSV e Fulham, além do Galatasaray, com o qual conquistou o Campeonato Turco em 2024.

Momento consolida Carlos Vinícius como referência ofensiva

Vivendo fase artilheira e com números expressivos, Carlos Vinícius se consolidou como uma das principais referências ofensivas do Grêmio. A sequência positiva reforça a retomada da carreira do atacante maranhense, que voltou a ser decisivo e peça-chave na equipe tricolor nesta nova temporada.

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.