No cabuloso!

Cruzeiro acerta contratação de Gerson por 27 milhões de euros

Cruzeiro acertou a contratação de Gerson junto ao Zenit por 27 milhões de euros e reforça o meio-campo para a temporada.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Cruzeiro acertou a contratação de Gerson junto ao Zenit ( Foto: Thiago Ribeiro / AGIF)

BELO HORIZONTE - O Cruzeiro acertou a contratação de Gerson, de 28 anos, e fechou um dos negócios mais impactantes do mercado da bola. Após insistência e ajustes finais, o clube mineiro convenceu o Zenit, da Rússia, e vai pagar 27 milhões de euros (cerca de R$ 129 milhões), além de três milhões de euros em bônus (aproximadamente R$ 18 milhões), para contar com o meia.

Os últimos dias foram decisivos para o desfecho positivo. Representantes do jogador estiveram na Toca da Raposa para alinhar detalhes burocráticos com dirigentes cruzeirenses e com o clube russo.

Cruzeiro contrata Gerson: negociação intensa nos bastidores

Na reta final das tratativas, o empresário André Cury, acompanhado do pai de Gerson — que também atua como seu representante — e do intermediário Junior Mendonza, participou de reuniões presenciais para ajustar cláusulas contratuais e documentos do acordo.

A negociação vinha sendo tratada com prioridade pelo Cruzeiro desde dezembro, mesmo diante das dificuldades impostas inicialmente pelo Zenit.

Vontade do jogador pesou na decisão

De acordo com informações do GE, a vontade de Gerson foi determinante para o acerto. O meia deseja atuar em um cenário com maior visibilidade, mantendo vivo o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2026.

Apesar de o técnico Carlo Ancelotti ter sinalizado que manteria o jogador no radar mesmo atuando na Rússia, Gerson não foi convocado desde sua ida ao Zenit, fator que influenciou sua decisão de retornar ao futebol brasileiro.

Propostas recusadas e acordo final

O Zenit, inicialmente, só aceitava negociar Gerson por 40 milhões de euros, valor considerado fora da realidade pelo Cruzeiro. A Raposa apresentou diferentes propostas até chegar a um consenso.

Histórico das propostas:

Primeira oferta:

  • 12 milhões de euros fixos
  • Mais o zagueiro Jonathan Jesus, avaliado em 12 milhões de euros
  • Proposta recusada pelo Zenit

 

Segunda oferta:

  • 25 milhões de euros, sem incluir Jonathan Jesus
  • Zagueiro foi vetado pelo técnico Tite
  • Zenit fez contraproposta, aceita pelo Cruzeiro

 

O acordo final foi fechado nos valores de 27 milhões de euros, mais bônus por metas.

Expectativa interna e movimentação do elenco

Desde dezembro, o Cruzeiro mantinha otimismo nos bastidores pela contratação. O interesse era tão grande que, mesmo durante o período de férias, jogadores do atual elenco buscaram informações junto à diretoria sobre o andamento da negociação.

A chegada de Gerson é vista internamente como um reforço de peso para elevar o nível técnico do meio-campo e fortalecer o projeto esportivo do clube.

Passagem curta pelo Zenit

Gerson chegou ao Zenit no meio do ano, após ser vendido pelo Flamengo, mas não conseguiu sequência na equipe russa. Além de uma lesão, o meia disputou 12 partidas e marcou um gol.

Agora, o jogador retorna ao futebol brasileiro para defender o Cruzeiro, em uma das maiores contratações da história recente do clube.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.