Futebol

Grêmio apresenta oficialmente o português Luís Castro como novo técnico

Luís Castro concedeu a sua primeira entrevista coletiva como comandante do Tricolor.

Imirante Esporte, com informações do Grêmio FBPA

Luís Castro, técnico do Grêmio. (Pedro H. Tesch / Grêmio FBPA)

PORTO ALEGRE - Após desembarcar em Porto Alegre na madrugada de domingo (21), o novo técnico do Grêmio, Luís Castro, foi apresentado oficialmente às 13h desta segunda-feira, no Auditório da Arena do Grêmio. Na ocasião, o treinador concedeu sua primeira entrevista coletiva como comandante do Tricolor.  

À vontade desde os primeiros momentos da entrevista, Luís Castro demonstrou naturalidade e bom humor ao interagir com a imprensa. O treinador também evidenciou conhecimento sobre a história do Grêmio e sobre os atletas do atual elenco, reforçando a identificação e a preparação para o início do trabalho no clube. 

Luís Castro fala sobre desafio de comandar o Grêmio

Durante a coletiva, o treinador explicou que a forma clara e consistente como o projeto lhe foi apresentado teve papel decisivo no aceite do convite. “Senti muita confiança no Departamento de Futebol e nas palavras do Presidente. Sigo determinado com os valores que me acompanham diariamente: respeito, coragem e compromisso com o Clube”, destacou.  

Questionado sobre tornar o Grêmio uma equipe competitiva, Luís Castro afirmou que o objetivo é protagonizar. “Queremos ser protagonistas. Gosto do elenco que temos. O desempenho no final (do campeonato) abre boas perspectivas para a próxima temporada. Com os jogadores que temos hoje, vamos competir. Se pudermos agregar mais alguns para qualificar o grupo, será ótimo”, projetou.

Comissão técnica de Luís Castro

Luís Castro assinou contrato por dois anos e chega acompanhado de seis integrantes de sua comissão técnica: os auxiliares Vitor Severino e Pedro Mané, o preparador de goleiros Daniel Correia, o analista de desempenho Nuno Baptista e os preparadores físicos Roberto Júnior e Nuno Cerdeira. 

A coletiva também contou com a presença de sócios e conselheiros do Grêmio, que acompanharam a apresentação do novo treinador no Auditório da Arena.  

Trajetória de Luís Castro

Luís Castro trabalhou, em Portugal, em equipes como Sanjoanense, Penafiel, Mealhada e Estarreja e nas categorias de base do Porto. Além de conquistar o inédito título da Segunda Liga portuguesa com o Porto B, dirigiu a equipe principal em algumas oportunidades. 

Teve passagens por Rio Ave, Chaves e Vitória de Guimarães. No Shakhtar Donetsk permaneceu por duas temporadas: 2019-20 e 2020-21, onde conquistou o título nacional já em seu primeiro ano de trabalho. Em agosto de 2021, Castro foi confirmado como novo treinador do Al-Duhail, do Catar, e conquistou a Copa do Emir em seu último jogo pelo clube catari. 

Em sua primeira experiência no Brasil, comandou o Botafogo por duas temporadas, ganhando a Taça Rio em 2023. No mesmo ano, em julho, transferiu-se para a Arábia Saudita, onde treinou o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo. Pelo clube árabe, foi campeão da Liga dos Campeões Árabes. O português também comandou o Al-Wasl, dos Emirados Árabes. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.