EMIRADOS ÁRABES – A seleção brasileira de judô fechou a participação no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com três medalhas de bronze, somando resultados importantes na penúltima etapa internacional da temporada.
Bronze de Leonardo Gonçalves fecha campanha brasileira
O último pódio do país veio neste domingo (30), com o paulista Leonardo Gonçalves, da categoria até 100 kg. Atual quinto colocado do ranking da Federação Internacional de Judô (IJF), o atleta venceu quatro lutas até garantir o bronze.
Na estreia, superou o eslovaco Benjamin Mataseje. Na sequência, foi derrotado pelo húngaro Zsombor Veg. Na repescagem, voltou a vencer ao aplicar um bom desempenho contra o tadjique Dzhakhongir Madzhidov e, na disputa pela medalha, derrotou o holandês Simeon Catharina.
O ouro da categoria ficou com o russo Arman Adamian, que venceu o compatriota Idar Bifov na final. O espanhol naturalizado georgiano Nikoloz Sherazadishvili completou o pódio.
Brasileiros até 90 kg ficam fora das medalhas
O Brasil teve outros dois representantes no domingo, na categoria até 90 kg: os paulistas Rafael Macedo e Marcelo Fronckowiak, ambos entre os mais bem ranqueados do peso.
Rafael foi eliminado logo na estreia pelo moldavo Vadim Ghimbovschi, enquanto Marcelo venceu o tadjique Abdulahad Majidov, mas caiu diante do sérvio Nemanja Majdov, encerrando a participação sem chances de medalha.
Pódios garantidos no sábado
As outras duas medalhas do Brasil foram conquistadas no sábado (29). A carioca Rafaela Silva, na categoria até 63 kg, e o gaúcho Daniel Cargnin, no peso até 73 kg, garantiram bronze em seus respectivos combates.
Próximos passos da temporada
A última competição internacional do ano será o Grand Slam de Tóquio, no Japão, marcado para os dias 6 e 7 de dezembro, encerrando o calendário mundial de 2025.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.